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dc.contributor.advisorBALDUCCI, Marice Leo Sartori-
dc.contributor.authorMOURA, Higor Queiroz-
dc.date.accessioned2025-02-06T18:18:55Z-
dc.date.available2025-02-06T18:18:55Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationMOURA, Higor Queiroz. Comparativo entre os portos do Brasil e o porto Ningbo-Zhoushan, 2024. Artigo de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024. Trabalho apresentado no XV Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza – FatecLog Jundiaí, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28959-
dc.descriptionArtigo apresentado no XV FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 14 e 15 de junho 2024. Faculdade de Tecnologia de Jundiaí – Deputado Ary Fossen, Jundiaí). (Curso Superior de Tecnologia em Logística). Logística com Inovação e ESG.pt_BR
dc.description.abstractA logística é dividida em cinco modais, o transporte rodoviário, ferroviário, dutoviário, aeroviário e aquaviário. Sendo o último, o assunto trabalhado nesse artigo, através de algumas das infraestruturas portuárias do Brasil e uma da China. Ao somar todos os portos brasileiros e comparar com o maior porto do mundo em movimentação de toneladas e o terceiro maior em movimentação de contêineres, o porto de Ningbo Zhoushan, é possível obter resultados interessantes. O objetivo desse trabalho é realizar essa tarefa, analisando dados das movimentações de carga em toneladas e das movimentações em TEUs (unidade equivalente a vinte pés) com o ano base de 2022. Além de trazer um ranking mundial para uma melhor percepção da posição global de alguns players. Para isso, foi feito uma pesquisa bibliográfica, com o ano base de 2022, utilizando dados oficiais do Brasil por meio da Agência Nacional de Transporte Aquaviário e da empresa administradora a Ningbo Zhoushan Port Company Limited. Levando em consideração essa coleta de dados, os portos do Brasil somados possuem uma vantagem pequena sobre o porto chinês em movimentação de toneladas, já o porto de Ningbo possui uma vitória significativa em movimentações de contêineres. Esse cenário fica ainda acentuado se selecionado os cinco maiores portos ou o maior porto nacional.pt_BR
dc.description.abstractLogistics is divided into five modes: road, rail, pipeline, air, and water transportation. The latter is the subject of this article, focusing on some of Brazil's port infrastructures and one in China. By comparing all Brazilian ports with the world's largest port in terms of tonnage movement and the third largest in terms of container movement, Ningbo Zhoushan Port, interesting results can be obtained. The aim of this study is to carry out this task by analyzing data on cargo movements in tons and TEUs (twenty-foot equivalent units) for the base year of 2022. Additionally, it aims to provide a global ranking for a better understanding of the global position of some players. To achieve this, bibliographical research was conducted, using official data from Brazil through the National Waterway Transportation Agency and from the administrative company Ningbo Zhoushan Port Company Limited. Taking into account this data collection, Brazilian ports collectively have a slight advantage over the Chinese port in tonnage movement, while Ningbo Port has a significant lead in container movements. This scenario is further emphasized when selecting the top five ports or the largest national port.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectPortospt_BR
dc.subjectContêinerespt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleComparativo entre os portos do Brasil e o porto Ningbo-Zhoushanpt_BR
dc.title.alternativeComparison between Brazilian ports and Ningbo-Zhoushan portpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
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