Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Natalia Santino dos-
dc.contributor.advisorAGUIAR, Jessica Benazzi de-
dc.contributor.authorDAVID, Ana Beatriz Da Costa-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Geovana Almeida-
dc.contributor.authorMARQUES, Julia Fontes-
dc.contributor.authorSANTOS, Larissa Marcela-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Lívia Grejamim Marques De-
dc.contributor.authorARAUJO, Luana Dos Santos-
dc.contributor.authorMORALLES, Rafaella Andrade-
dc.date.accessioned2025-02-06T14:52:58Z-
dc.date.available2025-02-06T14:52:58Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.citationDAVID, Ana Beatriz Da Costa. OLIVEIRA, Geovana Almeida. MARQUES, Julia Fontes. SANTOS, Larissa Marcela. OLIVEIRA, Lívia Grejamim Marques De. ARAUJO, Luana Dos Santos. MORALLES, Rafaella Andrade. Influência da mídia na alimentação infantil, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28925-
dc.description.abstractA fase da infância é um período de extrema importância para o desenvolvimento, a influência da mídia na alimentação infantil diz a respeito do impacto que os meios de comunicação, como televisão, internet e redes sociais, têm sobre os hábitos alimentares das crianças, agindo de maneira positiva e negativa nas escolhas de hábitos alimentares. Anúncios muitas vezes trazem alimentos com alto teor de açúcares, gorduras e sal, regularmente guiados ao público infantil, trazendo também em seus anúncios personagens e cores vibrantes, tornando-se o alimento mais chamativo.Estudos revelam que 80% das crianças brasileiras até 5 anos consomem alimentos ultraprocessados, esse consumo também é comum entre bebês menores de 2 anos, o pesquisador Gilberto Kac aponta que a falta de conhecimento sobre alimentos e a desigualdade social como fatores que contribuem para esses hábitos alimentares inadequados. A preocupação com a saúde alimentar das crianças, que frequentemente é influenciada pela mídia, justifica a escolha do tema: "influência da mídia na alimentação infantil". A alimentação é essencial para o desenvolvimento infantil, a mídia tem um grande impacto na formação de hábitos alimentares desde a infância, esse assunto é relevante, atual e tem grande impacto. Pesquisa de campo. Este trabalho surgiu da necessidade de analisar e refletir sobre como a influência da mídia continua impactando na alimentação infantil. Foi utilizado um questionário semi-estruturado de 7 perguntas aplicado a 50 alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Os alunos foram orientados a responder conforme suas realidades. Os dados coletados foram comparados com artigos científicos para avaliar o impacto da mídia na alimentação infantil, e tanto o questionário quanto os dados foram validados pela equipe.Este trabalho teve o objetivo de verificar a influência que a mídia tem na alimentação infantil, analisar as escolhas alimentares infantis em relação aos produtos divulgados pela mídia e coletar dados da alimentação infantil para identificar a influência da mídia. Os dados da pesquisa indicam que 68% dos alunos se sentem influenciados pela TV a pedir certos alimentos, embora 80% reconheçam que a maioria das propagandas exibe alimentos industrializados doces. Apenas 4% veem alimentos saudáveis nas propagandas. Apesar de 94% sentirem vontade de comer os itens exibidos, apenas 12% preferem esses alimentos, enquanto 28% optam por opções saudáveis e 60% não têm preferência. Além disso, 50% dos alunos afirmam que os brinquedos dos fast foods influenciam suas escolhas alimentares. A pesquisa analisou o impacto da mídia na alimentação infantil, revelando que anúncios de produtos ricos em açúcares e gorduras influenciam negativamente as escolhas alimentares das crianças. É fundamental que pais e educadores abordem a questão alimentar, e nas escolas, já se observa uma melhoria na oferta de frutas. No entanto, é essencial que tenha essa educação reforçada em casa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Nutrição e Dietéticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher199pt_BR
dc.subjectAlimentação infantilpt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleInfluência da mídia na alimentação infantilpt_BR
dc.title.alternativeInfluence of the media on children's nutritionpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nut_2024_novotec_t_anabeatriz_influencia.pdf791.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.