Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28820
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFURGERI, Sérgio-
dc.contributor.authorANDRADE, Henrique Castilho de-
dc.date.accessioned2025-02-05T11:59:37Z-
dc.date.available2025-02-05T11:59:37Z-
dc.date.issued2010-11-
dc.identifier.citationANDRADE, Henrique Castilho de. Data webhouse aplicado ao perfil do cliente, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28820-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a tecnologia Data Webhouse e uma possível aplicação no ambiente web. A aplicação demonstra a importância de se coletar dados referentes à navegação do usuário em um site de vendas de computadores e acessórios, gerando informações importantes sobre ele. Através destas informações é possível descobrir o perfil do usuário. Esta identificação é de extrema importância para as empresas no que diz respeito à satisfação do cliente. Elas servem de subsídio para a criação de estratégias que contribuem para a permanência dos clientes em utilizar o serviço da empresa, possibilitando também a atração de novos clientes. A tecnologia utilizada neste trabalho para identificar o perfil do cliente é denominada Data Webhouse. Através dela podemos manipular os dados gerados pelos clientes, descobrindo informações importantes sobre os mesmos. Esses dados têm origem no momento em que o cliente utiliza o site da empresa fornecedora do produto ou serviço. Para a captação destes dados foram utilizados códigos de programação em linguagem PHP e Javascript no interior de cada página. A cada “ação” do cliente na utilização do site, como links (vínculos com outras páginas) ou botões clicados, tempo de utilização da página etc., são gerados dados, onde estes são armazenados no Data Webhouse. Com o acúmulo destas informações, o sistema possibilita a visualização de um cenário do perfil dos clientes daquela empresa, sendo esta a sua funcionalidade mais importante. Este cenário pode ser exibido com a utilização de ferramentas OLAP ou também de gráficos gerados por aplicativos de planilhas eletrônicas, através da exportação dos dados do Webhouse para um destes ambientes. Com a exibição destes dados é possível saber, por exemplo, qual tipo de produto é mais procurado, quais as páginas mais acessadas, qual o volume de vendas em determinada época do ano, entre outros. Tendo posse destas informações, os gestores empresariais têm maior segurança para desenvolver novas estratégias, visando conquistar mais espaço no mercado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Informáticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectInteração usuário (computador)pt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleData webhouse aplicado ao perfil do clientept_BR
dc.title.alternativeData webhouse applied to the customer profilept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Henrique Castilho de Andrade 20081212.pdf
  Restricted Access
495.55 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.