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dc.contributor.advisorLOURENÇO, Edilene Cristine Weffort-
dc.contributor.authorALVAREZ, Maria Luiza da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-04T14:22:21Z-
dc.date.available2025-02-04T14:22:21Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationALVAREZ, Maria Luiza da Silva. Desenvolvimento de cursos técnicos e superiores para a geração Alpha: abordagens pedagógicas e tecnológicas. Orientador: Edilene Cristine Weffort Lourenço. 2024. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Marketing) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28760-
dc.descriptionPublicado como Resumo Expandido nos Anais do I Congresso de Iniciação Científica da Fatec-Prudente, disponível na Revista Alomorfia, Presidente Prudente, v. 8, n. 4, 2024, p.21. ISSN 2594-5637. Disponível em: https://fatecpp.edu.br/alomorfia/index.php/alomorfia/issue/view/30pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é um estudo sobre a geração Alpha, com a especificidade desses indivíduos no meio educacional, que tem como objetivo propor ações de marketing voltadas a eles e buscando desenvolver cursos diferentes dos habituais disponíveis no mercado implementando abordagens pedagógicas e tecnológicas. De acordo com o crescente número de carreiras que não exigem formação técnica ou superior e a incerteza do mercado de trabalho na sociedade atual é essencial que esse público, que é a geração Alpha, mais diversificada, receba educação de forma convincente, inovadora, tecnológica e disruptiva. O artigo propõe, por meio de ações de marketing específicas para indivíduos da geração Alpha, oferecer cursos diferentes do habitual no ensino técnico e superior implementando didáticas tecnológicas e pedagógicas e, como objetivos específicos estudar e compreender a essa geração Alpha. Este trabalho é de pesquisa exploratória, baseados em fontes secundárias, ou seja, nas produções científicas já realizado, também foram utilizadas fontes de artigos em sites fidedignos e livros de autores renomados. Os dados da pesquisa foram de caráter qualitativo, analisando conceitos e percepções relacionados a marketing, educação, comportamento, consumo e outros termos relacionados. Conclui-se que há necessidade de criar um método de ensino inovador com utilização de ferramentas tecnológicas durante as aulas, IA e a realidade aumentada, onde o ensino permita atividades práticas de aprendizagem. Notou-se também no contexto que é necessário utilizar estratégias que inclui não só a geração Alpha, mas também os pais, a geração Y, tendo em conta que é fundamental que a instituição crie uma imagem mais atrativa para o público-alvo, sendo presente em canais digitais, eventos entre outros.pt_BR
dc.description.abstractThis article is a study on the Alpha generation, with the specificity of these individuals in the educational environment, which aims to propose marketing actions aimed at them and seek to develop courses different from the usual ones available on the market by implementing pedagogical and technological approaches. Due to the growing number of careers that do not require technical or higher education and the uncertainty of the job market in today’s society, it is essential that this audience, which is the more diverse Alpha generation, receive education in a convincing, innovative, technological, and disruptive. The article proposes, through specific marketing actions for individuals from the Alpha generation, to offer courses different from the usual ones in technical and higher education, implementing technological and pedagogical teachings and, as specific objectives, studying and understanding the Alpha generation. This work is exploratory and descriptive research based on secondary sources; that is, in scientific productions already carried out, sources from articles on reliable websites and books by renowned authors were also used. The research data was qualitative in nature, analyzing concepts and perceptions related to marketing, education, behavior, consumption, and other related terms. It is concluded that there is a need to create an innovative teaching method using technological tools during classes, AI, and augmented reality, where teaching allows practical learning activities. It was also noted within the context that it is necessary to use strategies that include not only the Alpha generation but also the parents, the Y generation, considering that the institution must create a more attractive image for the target audience, being present on digital channels, events, among otherspt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Marketingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher157pt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleDesenvolvimento de cursos técnicos e superiores para a geração Alpha: abordagens pedagógicas e tecnológicaspt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of technical and higher courses for the Alpha generation: pedagogical and technological approachespt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
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