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dc.contributor.advisorNOBREGA, Ricardo Sergio Neiva-
dc.contributor.authorOKUBO, Glaucia Kaori Sibinelli-
dc.date.accessioned2025-01-29T13:18:55Z-
dc.date.available2025-01-29T13:18:55Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationOKUBO, Glaucia Kaori Sibinelli. Aliança estratégica como forma de inserção internacional, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28504-
dc.description.abstractO objetivo geral do trabalho consistiu em mostrar as alianças estratégicas como um modelo de inserção internacional, através de um estudo de caso realizado com a empresa Miolo Wine Group que, atualmente, possui seis acordos de joint ventures internacionais, além de alianças estratégicas nacionais. Apesar de o Brasil estar despontando como um país promissor, com previsões de que se tornará a 5ª maior potência mundial em cerca de duas décadas (Jornal Estadão, 2010), sua participação no comércio internacional continua pequena, com 1,26% das exportações mundiais (MDIC, 2010), atrás de todos os outros países que compõe o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). A formação de alianças estratégicas pode ser uma forma das empresas buscarem atingir o mercado internacional de forma mais rápida e eficiente do que através das exportações (PIPKIN, 2002). O estudo de caso realizado com a empresa Miolo Wine Group consistiu em um questionário contendo oito questões, sendo duas a respeito das exportações e investimento externo direto brasileiros e o restante questionando sobre as motivações que levaram a Miolo a formar as joint ventures, e sobre pontos críticos, como escolha dos parceiros, autonomia atribuída às joint ventures e problemas relacionados às estratégias. Concluiu-se que as empresas brasileiras precisam buscar uma participação mais efetiva no mercado internacional e a formação de alianças estratégicas pode ser uma alternativa eficiente para alcançar esse objetivo, pois podem trazer resultados rápidos se comparada a outros métodos que exigem baixo envolvimento, porém de forma menos onerosa que um investimento externo direto.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectAlianças estratégicaspt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAliança estratégica como forma de inserção internacionalpt_BR
dc.title.alternativeStrategic alliance as a form of international insertionpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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Glaucia Kaori Sibinelli Okubo 20072314.pdf
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