Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28503
Título: O desenvolvimento da inovação tecnológica setorial
Título(s) alternativo(s): The development of sectoral technological innovation
Autor(es): CASTRO, Gisele Pereira de
Orientador(es): BENEDETTI, Francisco Carlos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Conhecimento;Inovação;Desenvolvimento de tecnologia
Data do documento: Dez-2010
Editor: 105
Referência Bibliográfica: CASTRO, Gisele Pereira de. O desenvolvimento da inovação tecnológica setorial, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi descrever como ocorre a geração e difusão de conhecimento no ambiente empresarial, e de que forma o desenvolvimento de inovações diferencia-se entre os setores. A metodologia utilizada foi, preponderantemente, de forma bibliográfica, mas contou também com um trabalho de campo caracterizado por questionários aplicados a governanças de vários setores; os dados foram analisados de maneira qualitativa. Inicialmente foi descrita a geração e difusão do conhecimento e os fatores que influenciam esses processos. Após isso, descreveu-se quais as influências dos regimes tecnológicos e das trajetórias tecnológicas sobre o desenvolvimento de inovações em um setor; descreveu-se também a estrutura da política de desenvolvimento produtivo, a fim de se conhecer quais as preocupações do governo mediante o desenvolvimento tecnológico dos setores. Realizou-se uma pesquisa com os representantes locais de cinco setores, com um questionário aplicado em quatro setores: Metal Mecânica, Confecção, Têxtil e Sucroalcooleiro; uma análise por observação foi feita no setor de Máquinas. Ao realizar as análises concluiu-se que as ações das governanças devem ser melhoradas para que possam cumprir seu papel de fomentar e articular recursos e auxiliar os setores a se desenvolverem. Confirmou-se a hipótese de que a chance de uma empresa desenvolver inovação é dependente do nível de agregação de todo o conhecimento tecnológico por ela adquirido. Entendeu-se que o que faz com que o desenvolvimento da inovação se diferencie entre os setores é a gestão dos fatores: conhecimento, regimes tecnológicos, trajetórias tecnológicas, políticas de desenvolvimento produtivo e ações dos representantes locais dos setores.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28503
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gisele Pereira de Castro 20081324.pdf
  Restricted Access
609.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.