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dc.contributor.advisorGATAROSSA, Ângela Antônia Lopes Biudes-
dc.contributor.authorBRAGA, Sofia Capi-
dc.date.accessioned2025-01-23T14:50:45Z-
dc.date.available2025-01-23T14:50:45Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationBRAGA, Sofia Capi. O merchandising no ponto de venda como estratégia para a atração de clientes no varejo físico de vestuário de Catanduva e região. 2024. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28305-
dc.description.abstractO presente trabalho de graduação aborda o merchandising no ponto de venda como estratégia de atração de clientes no varejo físico de vestuário de Catanduva e região. O objetivo geral desse estudo é o de observar e analisar os efeitos das práticas de merchandising no ponto de venda varejista de vestuário como forma de atrair clientes. Sendo uma pesquisa descritiva, a metodologia utilizada contemplou a pesquisa bibliográfica em livros, artigos e trabalhos acadêmicos e também uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa, por intermédio de um questionário aplicado exclusivamente às consumidoras de Catanduva e região, com a finalidade de demonstrar a influência do merchandising no comportamento dos consumidores. Com base na fundamentação teórica, constatou-se que o merchandising no ponto de venda é essencial para criar um ambiente agradável e uma experiência de compra positiva, atraindo o consumidor e incentivando compras não planejadas. A pesquisa concluiu que o merchandising é uma ferramenta indispensável para o ponto de venda varejista de vestuário, pois se realizado de forma adequada, influencia positivamente na atração do consumidor, decisão de compra e fidelização do cliente, se tornando um diferencial competitivo perante um mercado com tanta concorrência.pt_BR
dc.description.abstractThe present graduation paper addressed merchandising at the point of sale as a strategy to attract customers in the physical retail clothing companies located in the region of Catanduva. The general objective of this study was to observe and analyze the effects of merchandising practices at the retail point of sale of clothing stores as a way to attract customers. Being a descriptive research, the used methodology contemplated a bibliographic research in books, articles and academic papers as weel as a field research with a quantitative approach, through a questionnaire applied exclusively to consumers in the region of Catanduva, with the purpose of demonstrating the influence of merchandising on consumers’ behavior. Based on the theoretical basis, it was found that merchandising at the point of sale is essential to create a pleasant environment and a positive shopping experience, attracting consumers and encouraging unplanned purchases. The research concluded that merchandising is an indispensable tool for the apparel retail point of sale, because if properly carried out, it may positively influence consumers’ attraction, purchase decision and customers’ loyalty, becoming a diferential in such a competitive market.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher182pt_BR
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.subjectVestuáriopt_BR
dc.subjectClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO merchandising no ponto de venda como estratégia para a atração de clientes no varejo físico de vestuário de Catanduva e regiãopt_BR
dc.title.alternativeMerchandising at the point of sale as a strategy for attracting customers in physical clothing retail in Catanduva and the regionpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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