Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28277
Título: | O endomarketing e seus impactos nas organizações |
Título(s) alternativo(s): | Internal marketing and its impacts on organizations |
Autor(es): | VICÁRIO, José Henrique Malfará EVANGELISTA, Wéverson César |
Orientador(es): | GATAROSSA, Ângela Antônia Lopes Biudes |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Endomarketing;Qualidade de vida no trabalho |
Data do documento: | Jul-2024 |
Editor: | 182 |
Referência Bibliográfica: | VICÁRIO, José Henrique Malfará; EVANGELISTA, Wéverson César. O endomarketing e seus impactos nas organizações. 2024. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2024. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo estudar o Endomarketing e seus Impactos nas Organizações,
buscando demonstrar de forma clara e objetiva, que, quando uma organização investe em sua
estrutura interna proporcionando aos seus colaboradores um ambiente acolhedor e seguro e
uma melhor qualidade de vida no trabalho (QVT), deixando-os à vontade para executar suas
atividades, isso lhes traz a sensação de pertencimento, motivação, engajamento e importância
dentro da organização, resultando em maior eficiência para a organização. Neste trabalho foi
utilizado como metodologia Análise Comparativa Qualitativa (QCA) que tem como objetivo
analisar várias fontes de informações com o mesmo seguimento e disponibilizar informações
sobre o que era esperado e seus definitivos resultados. A dificuldade em encontrar
bibliografias a respeito do tema estudado, nos leva a crer que ainda é baixo o nível de
organizações que aplicam o endomarketing. De qualquer forma, ficamos muito satisfeitos
através dos cases analisados, em ver que nessas organizações, o resultado esperado foi
alcançado e que é o caminho, investir internamente para proporcionar um crescimento
externo. This paper aimed to study Internal Marketing and its Impacts on Organizations, seeking to demonstrate in a clear and objective way that, when an organization invests in its internal structure, providing its employees with a welcoming and safe environment and a better quality of life at work (QWL), making them comfortable to carry out their activities, this may give them a feeling of belonging, motivation, engagement and importance within the organization, resulting in a very efficient outcome to the organization. In this paper, a Qualitative Comparative Analysis (QCA) methodology was used, which aims to analyze several sources of information with the same follow-up and provide information about what was expected and its definitive results. The difficulty in finding a vast literature on the topic studied, it leads us to believe that the number of organizations that apply internal marketing is still low. But in any case, we were very pleased to see that in the analyzed organizations, the expected result was achieved and that, investing internally is the path to achieve external growth. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28277 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gestao_empresarial_2024_1_jose_henrique_malfara_vicario_o_endomarketing_e_seus_impactos_nas_organizações.pdf Restricted Access | 985.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.