Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28213
Título: Conservação marinha: estratégias para a proteção dos oceanos e vida aquática
Autor(es): SANTOS, Camilly Vitoria Anjos dos
CARNEIRO, César de Andrade
SANTOS, Gabriel Carvalho Gino dos
SOUZA, Gisele Luiza de
ANJOS, Lucas Henrique Olivera dos
Orientador(es): VICENTE, André Fabiano de Castro
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Ecologia marinha;Impactos ambientais;Ecossistemas aquáticos;Educação ambiental;Sustentabilidade;Políticas públicas;Proteção ambiental;Pescado
Data do documento: 9-Dez-2024
Editor: 181
Referência Bibliográfica: SANTOS, Camilly Vitoria Anjos dos et al. Conservação marinha: estratégias para a proteção dos oceanos e vida aquática. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Meio Ambiente) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2024.
Resumo: Na atualidade, a pesca industrial tem substituído a pesca artesanal, causando impactos significativos nos habitats naturais da vida marinha. Este estudo tem por objetivo busca conscientizar adolescentes sobre os efeitos ambientais da pesca fantasma, que danifica ecossistemas e afeta diretamente seres vivos nas regiões onde os petrechos de pesca se acumulam. A metodologia adotada incluiu estudos quantitativos e qualitativos, embasados em pesquisas de campo, e o uso de dinâmicas interativas como intervenção sociocultural. Durante as investigações, materiais desovados nas margens ou presos em rochas foram coletados, reaproveitados e apresentados de forma educativa ao público-alvo. Os resultados evidenciam que as intervenções educacionais aumentaram o conhecimento dos participantes sobre os impactos ambientais. Contudo, apenas conscientizar não é suficiente. É imprescindível um esforço contínuo que envolva escolas, comunidades, pescadores, comerciantes e autoridades, sustentado por campanhas permanentes, materiais acessíveis e ampla participação. Além disso, políticas públicas e regulamentações específicas devem ser reforçadas para garantir o uso sustentável dos petrechos de pesca. Conclui-se que a continuidade dessas ações é essencial para gerar mudanças comportamentais, reduzir os impactos ambientais e contribuir para a preservação dos ecossistemas aquáticos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28213
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
meioambiente_2024_2_santos_consevacaomarinha.pdf801.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.