Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Andréa Cristina dos-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Beatriz Barreto da-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Eloise de Souza-
dc.contributor.authorSILVA, Geovanna dos Santos Pinheiro da-
dc.contributor.authorALMEIDA, Luiza Helena Cordeiro de-
dc.date.accessioned2025-01-20T20:25:53Z-
dc.date.available2025-01-20T20:25:53Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Beatriz Barreto da et al. Branding e sustentabilidade: o impacto das práticas administrativas no setor de beleza em Cubatão-SP. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28185-
dc.description.abstractTendo em vista as crescentes preocupações dos consumidores por questões ambientais, bem como os obstáculos enfrentados por microempresas para implementar práticas sustentáveis de forma eficaz, este estudo justifica-se pela necessidade de desenvolver um planejamento para a implementação dessas práticas na microempresa Minha Amiga Makeup, localizada em Cubatão-SP, cujo objetivo principal é usar estratégias de marketing, com ênfase no branding, para aumentar a visibilidade das ações sustentáveis e reforçar a imagem da marca. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, utilizando pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, que analisou a percepção dos consumidores sobre as práticas sustentáveis da empresa e identificou lacunas na comunicação sobre o tema. A análise revelou um desconhecimento significativo entre os clientes sobre as iniciativas sustentáveis da empresa, o que levou à criação de ações como o desenvolvimento de um vídeo informativo e um e-book. Os resultados mostram que estratégias de comunicação eficazes reforçam a imagem da empresa como ambientalmente responsável.pt_BR
dc.description.abstractIn view of the growing concerns of consumers regarding environmental issues, as well as the obstacles faced by micro-enterprises to implement sustainable practices effectively, this study is justified by the need to develop planning for the implementation of these practices in the micro-enterprise Minha Amiga Makeup , located in Cubatão/SP, whose main objective is to use marketing strategies, with an emphasis on branding, to increase the visibility of sustainable actions and strengthen the brand image. The research is characterized as applied, using bibliographical research and case studies, with a qualitative and quantitative approach, which analyzes consumers' perception of the company's sustainable practices and gaps in communication on the topic. The analysis revealed a significant lack of knowledge among customers about the company's sustainable initiatives, which led to the creation of actions such as the development of an strategies reinforce the company's image as environmentally responsible.en
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher181pt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleBranding e sustentabilidade: o impacto das práticas administrativas no setor de beleza em Cubatão-SPpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2024_2_silva_brandingesustentabilidade.pdf454.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.