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Title: A invisibilidade da música periférica no Brasil
Other Titles: The invisibility of peripheral music in Brazil
Authors: MARTINS, Brenda de Aquino
RODRIGUES, Cauã Bini
SILVA, Elane Cardoso da
OLIVEIRA, Emanoel Messias de Souza
CERQUEIRA, Gabriel Bononi Cardim de
PEREIRA, Geovanna Cizili
CUSTÓDIO, Guilherme Silva
Advisor: SANTOS, Carlos Roberto Ramalho dos
Other contributor: SILVA, Luis Carlos Ribeiro da
SANTOS, Luiz Carlos Terra dos
PARDO, Rosangela da Silva
type of document: Artigo Científico
Keywords: Preconceito;Preconceito racial;Tendências;Música;Música popular
Issue Date: 5-Dec-2024
Publisher: 041
Citation: MARTINS, Brenda de Aquino; RODRIGUES, Cauã Bini; SILVA, Elane Cardoso da; OLIVEIRA, Emanoel Messias de Souza; CERQUEIRA, Gabriel Bononi Cardim de; PEREIRA, Geovanna Cizili; CUSTÓDIO, Guilherme Silva. A invisibilidade da música periférica no Brasil. Artigo científico (Curso Técnico em Marketing) -- Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2024.
Abstract: Este trabalho explora como o marketing pode elevar a visibilidade e o reconhecimento da música periférica, destacando a importância desses gêneros musicais, como rap, funk, samba e axé, que surgem das comunidades afastadas dos centros urbanos e refletem sua rica e autêntica identidade sociocultural. Apesar de seu impacto cultural significativo, a música periférica enfrenta invisibilidade, marginalização e preconceito, sendo frequentemente desvalorizada em relação à música considerada "nobre" ou erudita. O estudo envolveu uma revisão detalhada da evolução musical e das barreiras enfrentadas por essas produções, além da proposta de estratégias de marketing para melhorar seu reconhecimento e aceitação. Os resultados sugerem que uma abordagem de marketing bem planejada e criativa pode aumentar a visibilidade da música periférica e combater estereótipos negativos. Com estratégias adequadas, é possível oferecer aos artistas periféricos mais oportunidades, reconhecimento e recursos, contribuindo para que suas produções ganhem o devido destaque e valorização na cena cultural nacional.
This work explores how marketing can enhance the visibility and recognition of peripheral music, highlighting the importance of genres such as rap, funk, samba, and axé, which emerge from communities distant from urban centers and reflect their rich and authentic sociocultural identity. Despite its significant cultural impact, peripheral music faces invisibility, marginalization, and prejudice, often being undervalued compared to music considered "noble" or classical. The study involved a detailed review of musical evolution and the barriers faced by these productions, in addition to proposing marketing strategies to improve their recognition and acceptance. The results suggest that a well-planned and creative marketing approach can increase the visibility of peripheral music and combat negative stereotypes. With appropriate strategies, it is possible to provide peripheral artists with more opportunities, recognition, and resources, contributing to their productions receiving the proper prominence and appreciation within the national cultural scene.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27993
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