Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27955
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMARQUES, José Luiz-
dc.contributor.authorHERMANN, Danilo da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-13T13:49:56Z-
dc.date.available2025-01-13T13:49:56Z-
dc.date.issued2010-11-
dc.identifier.citationHERMANN, Danilo da Silva. Ética e comunicação empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Campinas/SP, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27955-
dc.description.abstractO objetivo central deste trabalho foi o de investigar as representações de colaboradores de uma empresa do ramo de telecomunicações da cidade de Campinas/SP acerca do uso da comunicação ética na empresa. Desta maneira, o foco de atenção dele voltou-se para o uso da comunicação como ferramenta estratégica para se pensar em ética empresarial. Utilizou-se como metodologia para a elaboração deste estudo a pesquisa bibliográfica de autores especializados, que analisam principalmente a ética universal, a ética empresarial e a comunicação empresarial. O trabalho analisa diversas definições de moral e ética, discorre sobre a ética empresarial e verifica qual a importância da comunicação no processo de formação de comportamento ético-empresarial. Para analisar a situação real dentro da empresa, foram pesquisadas representações de cinqüenta sujeitos, profissionais da mesma empresa, de diferentes hierarquias, por meio de um questionário fechado, composto de dez questões que envolvem os principais pontos abordados neste trabalho. No resultado de pesquisa conclui-se que a ética empresarial ainda não é tratada com a devida importância nas corporações, e confunde-se com o senso comum dos colaboradores, proveniente da sociedade em geral, que tende para a ética universal. Dessa forma, o trabalho serve como provocação intelectual para os alunos da Fatec Indaiatuba.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleÉtica e comunicação empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Campinas/SPpt_BR
dc.title.alternativeEthics and business communication: a case study in a telecommunications company in Campinas/SPpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danilo da S. Hermann 20071307.pdf
  Restricted Access
503.01 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.