Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27843
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCOSTA, Elvio Carlos da-
dc.contributor.authorLOURENCO, Leonardo Henrique da Silva-
dc.contributor.authorSOUZA, Victor Hugo Alves-
dc.date.accessioned2025-01-08T17:03:23Z-
dc.date.available2025-01-08T17:03:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLOURENCO, Leonardo Henrique da Silva; SOUZA, Victor Hugo Alves. Os desafios da comunicação interna no cenário pandêmico: foco na atuação de gestão de equipes em home office.2021. 27 p. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27843-
dc.description.abstractO presente artigo teve como objetivo principal conhecer a prática do trabalho exercido por vendedores de frutas, legumes e afins em situação de home office durante a pandemia da Covid-19, registrando suas particularidades e adaptações para esse meio. A metodologia utilizada no trabalho trata-se de um levantamento bibliográfico e da aplicação de um estudo de caso em uma empresa do ramo hortifrutigranjeiro da cidade de Araraquara com a finalidade de lidar com a comunicação interna dos colaboradores nessa condição e analisar de forma investigativa as condições exercidas, além de observar os desafios da comunicação interna nesta empresa específica, campo empírico do trabalho. Os resultados obtidos por meio da percepção dos vendedores (questionário) e a visão do gestor (entrevistas), demonstram que a comunicação interna da organização perpassa por algumas barreiras, entre elas: adaptação às ferramentas e distrações com o ambiente. Adicionalmente, observamos que a empresa pesquisada também apresenta alguns pontos fortes no cotidiano da comunicação organizacional, por exemplo: entrosamento entre a equipe e concentração das informações em canais específicos. Diante disso, depreende-se que uma ampla comunicação interna no contexto corporativo é essencial para o andamento adequado e assertivo dos processos. Nesse sentido, a crise instaurada pela pandemia da Covid-19 trouxe diferentes desafios e por outro lado novas oportunidades e possibilidades.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this article was to know the practice of work performed by sellers of fruit, vegetables and the like in a home office situation during the Covid-19 pandemic, recording their particularities and adaptations to this environment. The methodology used in the work is a bibliographic survey and the application of a case study in a company in the horticultural sector in the city of Araraquara in order to deal with the internal communication of employees in this condition and to investigate the conditions in an investigative manner. exercised, in addition to observing the challenges of internal communication in this specific company, an empirical field of work. The results obtained through the perception of the sellers (questionnaire) and the manager's vision (interviews), demonstrate that the organization's internal communication goes through some barriers, including: adaptation to tools and distractions with the environment. Additionally, we observe that the researched company also has some strengths in the daily routine of organizational communication, for example: rapport between the team and concentration of information in specific channels. Given this, it appears that a broad internal communication in the corporate context is essential for the proper and assertive progress of the processes. In this sense, the crisis brought about by the Covid-19 pandemic brought different challenges and, on the other hand, new opportunities and possibilities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher288pt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectGestão de negóciospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleOs desafios da comunicação interna no cenário pandêmico: foco na atuação de gestão de equipes em home officept_BR
dc.title.alternativeThe challenges of internal communication in the pandemic scenario: focus on home office team managementpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaocomercial_2021_02_leonardohenriquedasilvalourenco_osdesafiosdacomunicacaointerna.pdf
  Restricted Access
606.54 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.