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dc.contributor.advisorFADEL, Valdiza Maria do Nascimento-
dc.contributor.authorALVES, Ana Beatriz Fabrício-
dc.contributor.authorBIZZOTTO, Maria Emanuelli da Silva-
dc.contributor.authorBIBIANO, Michelly Campanholi Campos-
dc.contributor.authorFREITAS, Priscila Inocencio de-
dc.contributor.authorDADARIO, Thaina Botelho-
dc.date.accessioned2024-12-19T12:32:38Z-
dc.date.available2024-12-19T12:32:38Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.citationALVES, Ana Beatriz Fabrício et al. A alfabetização científica como alicerce para o desenvolvimento profissional dos jovens. Orientador: Me. Valdiza Maria do Nascimento Fadel. 2024. 14 p. Artigo científico (Administração integrado ao ensino médio) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27565-
dc.description.abstractEste artigo contempla uma análise qualitativa acerca das divergências e similaridades das experiências entre alunos do Ensino Médio Regular e Integrado ao Técnico sobre a importância do conhecimento científico, bem como o papel da tecnologia para potencializar o acesso à iniciação científica. O objetivo central é identificar como a alfabetização científica pode corroborar para o progresso profissional e pessoal de jovens. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e levantamento de campo com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados seguiu as diretrizes de Marconi e Lakatos (2010), incluindo as etapas de seleção, codificação, tabulação e análise. Os resultados indicam que os alunos demonstram conhecimento limitado sobre o tema, mas expressam interesse em tecnologias para acessar informações correlatas. Além da pesquisa, apresentar uma importante reflexão sobre a necessidade de políticas sistêmicas voltadas à disseminação do conhecimento científico na educação formal, também apresenta uma proposta tecnológica que poderá ser utilizada na alfabetização científica no contexto informal de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis article provides a qualitative analysis of the differences and similarities in the experiences of students from Regular High School and Integrated Technical Education regarding the importance of scientific knowledge and the role of technology in enhancing access to scientific initiation. The main objective is to identify how scientific literacy can contribute to the professional and personal development of young people. To achieve this, bibliographic research and field surveys were conducted with 3rd-year high school students. Data analysis followed the guidelines of Marconi and Lakatos (2010), encompassing the steps of selection, coding, tabulation, and interpretation. The results indicate that students have limited knowledge on the subject but show interest in using technology to access related information. Beyond highlighting the importance of systemic policies aimed at disseminating scientific knowledge within formal education, the study also proposes a technological tool that could be used to promote scientific literacy in informal educational settings.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher164pt_BR
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA alfabetização científica como alicerce para o desenvolvimento profissional dos jovenspt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.typeDiagramação Gráficapt_BR
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