Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27546
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dc.contributor.advisorSANTOS, Cecília Leite dos-
dc.contributor.authorSILVA, Ildeane Gonçalves Da-
dc.contributor.authorBARBOSA, Luana Serafim-
dc.contributor.authorSANTOS, Leonardo Napoleão-
dc.date.accessioned2024-12-18T20:25:51Z-
dc.date.available2024-12-18T20:25:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Ildeane Gonçalves Da; BARBOSA, Luana Serafim; SANTOS, Leonardo Napoleão. Aplicabilidade do endomarketing no setor de hotelaria. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira - Extensão Despertar, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27546-
dc.description.abstractEste trabalho abordará as ferramentas do Endomarketing, sendo assim, ao decorrer desta pesquisa, terá a missão de explicar o seu surgimento e a importância de utilizar esta pratica no setor de uma Hotelaria, e também relatar como se desenvolve o setor hoteleiro. Desta forma, apontará o relacionamento de qualidade aos colaboradores, podendo assim, oferecer um bom atendimento aos hospedes e abordando os tipos de comunicações que nas quais são: comunicação líder X funcionário, comunicação interna, comunicação intrapessoal, a comunicação interpessoal e a comunicação para pequenos grupos. Através dessas comunicações, os colaboradores terão percepções, reconhecimento do seu trabalho pelo seu desempenho e dedicação, de maneira que estas apurações venham de seus clientes e de seus líderes. Assim, levando para a motivação que vem de um desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e também envolvendo o empowerment, dando o poder para o seu público interno, por exemplo: trazer sugestões de melhoria para o ambiente de trabalho através dos diálogos internos que ocorre dentro da empresa, que geralmente vem de um bom clima organizacional. O Endomarketing é muito importante nos setores de uma empresa, entretanto visando melhorar o serviço prestado pelos seus funcionários. Por consequência disto, são duas empresas participantes do estudo de caso deste trabalho, os quais são os hotéis Intercity Ibirapuera e o Green Place Flat que liberaram o uso de seus dados para o fim desta pesquisa. Na qual será demonstrar através de uma análise e discussões de dados como melhorar a colaboração/trabalho do público interno de uma hotelaria utilizando os métodos do Endomarketing. E por isso, irá mostrar como cada empresa utiliza esse material e quais os benefícios que o mesmo trouxe e continua trazendo para estes hotéis e assim também mostrando para as outras empresas que o uso desse artefato só terá benefícios e também trará qualidade de vida para seus colaboradores interno, além de os motivarem a prestar um bom serviço e fazendo com que o hotel tenha uma ótima constatação de seus clientes na atuação do mercado hoteleiro.pt_BR
dc.description.abstractThis work will address the tools of the Endomarketing, so, in the course of this research, will have the mission of explaining its emergence and the importance of using this practice in the hotel sector, and also report how the hotel industry develops. In this way, it will point out the quality relationship to the employees, thus being able to offer a good service to the guests and approaching the types of communications that they are: communication leader X employee, internal communication, intrapersonal communication, interpersonal communication and communication for small groups. Through these communications, employees will have insights, recognition of their work for their performance and dedication, so that these assessments come from their clients and their leaders. Thus, leading to the motivation that comes from a personal development, job satisfaction and also involving empowerment, giving power to your internal audience, for example: bring suggestions for improvement to the work environment through the internal dialogues that takes place within of the company, which usually comes from a good organizational climate. Endomarketing is very important in the sectors of a company, however aiming to improve the service provided by its employees. As a consequence of this, two companies are participating in the case study of this work, which are the hotels Intercity Ibirapuera and Green Place Flat that have released the use of their data for the purpose of this research. In that will demonstrate through analysis and data discussions how to improve the collaboration / work of the internal public of a hotel industry using the methods of the Endomarketing. And so, it will show how each company uses this material and what benefits it has brought and continues to bring to these hotels and thus also showing other companies that the use of this artifact will only have benefits and will also bring quality of life to their customers. employees, in addition to motivating them to provide a good service and making the hotel have a good view of its clients in the hotel market.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher166pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectHotelariapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAplicabilidade do endomarketing no setor de hotelariapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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