Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27419
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMEIRELES, Eduardo-
dc.contributor.authorBATISTA, Andreza do Nascimento de Almeida-
dc.contributor.authorBASTAZZINI, Kethlyn Evelyn Franco Rubio-
dc.date.accessioned2024-12-17T17:39:11Z-
dc.date.available2024-12-17T17:39:11Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.citationBATISTA, Andreza do Nascimento de Almeida; BASTAZZINI, Kethlyn Evelyn Franco Rubio. Nível de empreendedorismo dos gestores da educação das escolas do município de Ariranha-SP. Orientador: Eduardo Meireles. 2024. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27419-
dc.description.abstractO presente trabalho, desenvolvido no âmbito do curso Tecnológico em Gestão Empresarial na Faculdade de Tecnologia de Catanduva (Fatec), teve como objetivo analisar o nível de empreendedorismo dos gestores escolares de três escolas do município de Ariranha SP pertencentes ao estado e escolas públicas municipais do Estado de São Paulo. A partir disso foi definiu-se a seguinte questão de pesquisa: Qual seria o nível de empreendedorismo dos gestores escolares dessas escolas? Para responder essa questão, foi necessário distribuir dois tipos de questionários a cada uma das escolas para verificar o nível de empreendedorismo, bem como para ter informações básicas sobre as unidades escolares. A pesquisa consistiu em um estudo de caso qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados a distribuição dos dois questionários, um estruturado por autoria própria e o outro baseado na pesquisa de Dornelas (2014). A análise dos dados permitiu compreender os níveis de empreendedorismo dos gestores escolares e com isso foram discutidos alguns benefícios que poderiam ser trazidos para o ambiente escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper, developed within the scope of the Technological course in Business Management at the Faculty of Technology of Catanduva (Fatec), focused on analyzing the level of entrepreneurship of school managers from three schools in the city of Ariranha SP belonging to the state and municipal public schools in the State of São Paulo. From this, the following research question was defined: What would the level of entrepreneurship of school managers in these schools be? To answer this question, it was necessary to distribute two types of questionnaires to each of the schools to check the level of entrepreneurship as well as to have basic information about the school units. The research consisted of a qualitative case study, using the distribution of two questionnaires as an instrument for data collection, one structured by the author and the other based on Dornelas’s research (2014). Data analysis allowed us to understand the levels of entrepreneurship of school managers and with this, some benefits that could be brought to the school environment were discussed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher182pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleNível de empreendedorismo dos gestores da educação das escolas do município de Ariranha-SPpt_BR
dc.title.alternativeLevel of entrepreneurship of education managers at schools in the city of Ariranha-SPpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.