Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27372
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFREITAS, Marco Aurélio Martins de-
dc.contributor.advisorDOMENCIANO FILHO, José aparecido-
dc.contributor.authorANDRADE, Amanda Oliveira de-
dc.contributor.authorXAVIER, Ana Carolina Vieira-
dc.contributor.authorGOMES, Bianca Sthefany-
dc.contributor.authorGOMES, Bruna Cristina-
dc.contributor.authorBRITO, Lara Vieira de-
dc.date.accessioned2024-12-17T12:47:58Z-
dc.date.available2024-12-17T12:47:58Z-
dc.date.issued2024-11-
dc.identifier.citationANDRADE, Amanda Oliveira de; XAVIER, Ana Carolina Vieira; GOMES, Bianca Sthefany; GOMES, Bruna Cristina; BRITO, Lara Vieira de. A empregabilidade do jovem aprendiz nas corporações, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Francisco Garcia, Mococa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27372-
dc.description.abstractO TCC analisa o programa Aprendiz Paulista, criado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do Governo do Estado, que visa a capacitação e inserção de jovens de 18 a 24 anos no mercado de trabalho, exigindo que estejam em formação técnica. O programa oferece vantagens às empresas, como redução na contribuição de FGTS e a possibilidade de moldar novos talentos. O trabalho investiga se a admissão de jovens aprendizes beneficia o crescimento das empresas. O objetivo geral é mostrar como o programa contribui para a produtividade e desenvolvimento das empresas, destacando os benefícios mútuos. Os objetivos específicos incluem a pesquisa sobre a finalidade do programa, suas implicações em novas oportunidades e os benefícios para as empresas, como desenvolvimento de funcionários e incentivos fiscais. A justificativa destaca a importância do programa para facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho, oferecendo experiências valiosas desde o primeiro emprego. Como proposta utilizamos abordagens qualitativas e quantitativas, com coleta de dados através de questionários aplicados a jovens aprendizes e empresas participantes do programa. Esse trabalho busca evidenciar a relevância do programa Jovem Aprendiz na integração dos jovens ao mercado de trabalho e os benefícios gerados para as empresas, promovendo um ciclo de desenvolvimento e oportunidades.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis analyzes the Aprendiz Paulista program, created by the Secretary of Employment and Labor Relations (SERT) of the State Government, which aims to train and integrate young people aged 18 to 24 into the job market, requiring them to be in technical education. The program offers advantages to companies, such as a reduction in FGTS contributions and the opportunity to shape new talent. The study investigates whether the admission of young apprentices benefits company growth. The general objective is to demonstrate how the program contributes to the productivity and development of businesses, highlighting the mutual benefits. Specific objectives include researching the purpose of the program, its implications for new opportunities, and the benefits for companies, such as employee development and tax incentives. The justification emphasizes the program's importance in facilitating young people's entry into the job market, providing valuable experiences from their first job. The methodology employs both qualitative and quantitative approaches, collecting data through questionnaires administered to young apprentices and participating companies. This work seeks to highlight the relevance of the Jovem Aprendiz program in integrating young people into the job market and the benefits generated for companies, fostering a cycle of development and opportunities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher060pt_BR
dc.subjectEmpregopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA empregabilidade do jovem aprendiz nas corporaçõespt_BR
dc.title.alternativeThe employability of young apprentices in corporationspt_BR
dc.typeRelatório Técnicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.