Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27369
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BORGES, Vanessa dos Anjos | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Leandro Bonfim de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T12:37:52Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T12:37:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-28 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA , Leandro Bonfim de. Avaliação heurística do aplicativo móvel Microsoft Teams. Orientador: Vanessa dos Anjos Borges. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27369 | - |
dc.description.abstract | A pandemia de COVID-19 trouxe novos contornos para as interações sociais, uma vez que devido à alta taxa de transmissão do novo coronavírus a recomendação da Organização Mundial da Saúde é evitar aglomerações mantendo o distanciamento físico. Nesse contexto, as atividades educacionais presenciais, que por natureza, reúnem muitas pessoas em um mesmo espaço físico tiveram que ser repensadas e se adaptar a modalidade de realização de aulas remotas síncronas a distância. Nesse contexto diversas ferramentas de videoconferência começaram a ser usadas e aprimoradas para apoiar e promover a realização de atividades educacionais, ou seja, adaptadas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem, sendo uma delas o Microsoft Teams. Para as aulas remotas durante a pandemia, o Centro de Educação Estadual Tecnológica Paula Souza, autarquia do governo do estado de São Paulo (CEETEPS), adotou tal ferramenta para possibilitar a continuidade das atividades educativas nas escolas técnicas (Etecs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) administradas por ela. Entendendo a situação social dos alunos que por vezes conseguem acompanhar as aulas usando apenas dispositivos móveis (smartphones), o objetivo desse trabalho é apresentar uma avaliação heurística do aplicativo móvel da ferramenta Microsoft Teams utilizando a ferramenta MATcH - Checklist para Avaliação da Usabilidade de Aplicativos para Celulares Touchscreen desenvolvido pelo Grupo de Qualidade de Software (GQS) da Universidade Federal de Santa Catarina. Como resultados, notou-se que o aplicativo possui alta usabilidade, apresentando na ferramenta MATcH uma avaliação de 60.2 pontos. Ao analisarmos cada uma das heurísticas avaliadas, verifica-se que o aplicativo Microsoft Teams precisa melhorar pontos como dispor informações em uma ordem lógica e natural e a facilidade em utilizar o dispositivo com ambas as mãos | pt_BR |
dc.description.abstract | The COVID-19 pandemic has brought new outlines to social interactions, since due to the new coronavirus high transmission rate, the World Health Organization's recommendation is to avoid agglomerations while maintaining physical distance. In this context, face-to-face educational activities, which, by nature, bring together many people in the same physical space had to be rethought and adapt to distance remote synchronous classes. In this context, several videoconferencing tools began to be used and improved to support and promote educational activities, in other words, adapted as Virtual Learning Environments, one of which is Microsoft Teams. For remote classes during the pandemic, The Paula Souza State Center for Technological Education (CEETEPS), São Paulo state government agency, adopted this tool to enable the continuity of educational activities in Technical Schools (Etecs) and State Colleges of Technology (Fatecs) administered by it. Understanding the social situation of students who are sometimes able to follow classes using only mobile devices (smartphones), this paper aims to present a heuristic assessment of Microsoft Teams tool mobile application using the MATcH - Checklist for Evaluating the Usability of Aplications for Mobile Touchscreen Phones developed by the Software Quality Group (GQS) of the Federal University of Santa Catarina. As a result, it was noted that the application has high usability, presenting in MATcH tool an assessment of 60.2 points. When analyzing each of the heuristics evaluated, it appears that the Microsoft Teams application needs to improve points such as arranging information in a logical and natural and ease using the device with both hands. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 157 | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Avaliação heurística do aplicativo móvel Microsoft Teams | pt_BR |
dc.title.alternative | Heuristic evaluation of the Microsoft Teams mobile app | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ads_2021_1_leandrobalmeida_avaliacaoheuristicadoaplicativo.pdf Restricted Access | 781.19 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.