Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27359
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JUNIOR, Amir Rivaroli | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Carlos Eduardo Mathias Alves | - |
dc.contributor.other | JUNIOR, Amir Rivaroli | - |
dc.contributor.other | CARVALHO, Marcelo Bergamini de | - |
dc.contributor.other | SOARES, Mauro Rezende | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T20:18:31Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T20:18:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, C. E. M. A.; MOURA, H. F. P. As Principais Consequências do Descarte e Reciclagem dos Pneus no Meio Ambiente. 2023, 39P. Trabalho de Graduação (Curso de Tecnologia em Manutenção Industrial). Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba. Pindamonhangaba. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27359 | - |
dc.description.abstract | Os pneus sem utilidade representam um problema ambiental complexo, devido à sua difícil decomposição e ao seu volume considerável. O descarte inadequado desses pneus causa danos ao meio ambiente e promove a propagação de agentes causadores de doenças humanas. Embora a indústria de recauchutagem prolongue a vida útil dos pneus, ela também gera um aumento na produção de resíduos. Este estudo teve como objetivo contribuir para a logística reversa de pneus sem utilidade, avaliando como a incorporação de diferentes quantidades de resíduos de borracha provenientes da recauchutagem de pneus (com teores de 6% e 9% em massa) afeta um tipo alternativo de concreto, destinado à produção pré-fabricada de elementos e componentes para uso na construção civil. Para alcançar esse objetivo, foram conduzidos experimentos que incluíram a caracterização física dos resíduos e dos materiais usados no concreto. Os resultados indicaram que todas as composições avaliadas atenderam aos padrões estabelecidos pela NBR 9781 (ABNT, 2013) para a fabricação de elementos e componentes pré-fabricados. Pode-se concluir com os estudos a importância do descarte correto e da reciclagem dos pneus, principalmente pelos danos severos ao meio ambiente quando não descartados corretamente e dos ganhos apresentados quando reutilizados de maneira ideal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 133 | pt_BR |
dc.subject | Pneus | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Descarte de materiais | pt_BR |
dc.subject.other | Produção Industrial | pt_BR |
dc.title | As principais consequências do descarte e reciclagem dos pneus no meio ambiente | pt_BR |
dc.title.alternative | The main consequences of discarding tires and Recycling on the environment | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
manutencaoindustrial_2024_1_carloseduardomathiasalvespereira_asprincipaisconsequenciasdodescarte.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.