Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27197
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BORGES, Vanessa dos Anjos | - |
dc.contributor.author | MELO, Gabriel Cruz Gonçalves de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T12:24:55Z | - |
dc.date.available | 2024-12-12T12:24:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-28 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Gabriel Cruz Gonçalves de. Proposta de ferramenta para suporte à organização de recursos didáticos. Orientador: Vanessa dos Anjos Borges. 2021. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27197 | - |
dc.description.abstract | A organização de recursos didáticos contribui com o trabalho dos professores, uma vez que o planejamento das aulas pode ser adaptado de acordo com os equipamentos que se possui para exercerem suas práticas docentes. Manter a organização desses recursos pode ser tarefa custosa para o apoio administrativo escolar. Ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação podem otimizar esse processo. Este trabalho apresenta o aplicativo denominado AGENDAPROF, que tem por principais funções: manter registro de professores, gerenciar acesso de professores e administrador ao aplicativo e a realização de agendamentos de recursos didáticos. O aplicativo foi desenvolvido utilizando a ferramenta Kodular e banco de dados Firebase. Após seu desenvolvimento, foi realizada uma avaliação heurística sobre o aplicativo, a partir de um checklist fornecido pela ferramenta Match (Checklist para Avaliação da Usabilidade de Aplicativos para Celulares Touchscreen) disponível em http://match.inf.ufsc.br:90 desenvolvida pelo grupo de estudos de Qualidade de Software, da Universidade Federal de Santa Catarina. A ferramenta apresenta um total de quarenta e oito perguntas relacionadas à dez heurísticas de usabilidade. O resultado da avaliação constatou a violação de seis perguntas relacionadas as heurísticas, sendo elas: correspondência entre o sistema e o mundo, consistência e padrões, reconhecimento em vez de lembrança, flexibilidade e eficiência de uso e legibilidade e layout. Mesmo com essas violações a avaliação final da ferramenta foi Usabilidade Alta. Como trabalhos futuros, pretende-se realizar ajustes relacionados aos problemas detectados durante a avaliação, além da realização de testes de usabilidade com usuários finais e consequentemente o ajuste e/ou incremento de novas funções ao aplicativo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The organization of teaching resources contributes to the teacher’s work, since the classes planning can be adapted according to the equipment used by their teaching practices. Maintaining the organization of these resources can be a costly task for school administrative support. Information and Communication Technology tools can optimize this process. This work presents the application called AGENDAPROF, whose main functions are keep a record of teachers, manage access of teachers and administrators to the application and schedule educational resources. The application was developed using Kodular tool and Firebase database. After its development, a heuristic assessment of the application was carried out, using a checklist provided by the Match tool (Checklist for Assessing the Usability of Applications for Touchscreen Phones) available at http://match.inf.ufsc.br: 90, developed by the Software Quality study group, at the Federal University of Santa Catarina. The tool presents a total of forty-eight questions related to ten usability heuristics. The result of the evaluation found the violation of six questions related to heuristics, namely: correspondence between the system and the world, consistency and standards, recognition instead of remembering, flexibility and efficiency of use and legibility and layout. Even with these violations, the final assessment of the tool was High Usability. As future work, it is intended to make adjustments related to the 2 problems detected during the evaluation, in addition to conducting usage tests with end users and consequently to adjust and / or increment new functions to the application. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 157 | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Proposta de ferramenta para suporte à organização de recursos didáticos | pt_BR |
dc.title.alternative | A proposal tool to aid didactic resources organization | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ads_2021_1_gabrielcgmelo_propostadeferramentaparasuporte.pdf Restricted Access | 570.12 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.