Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26906
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVIEIRA, Imário-
dc.contributor.authorANDRADE, Ingrid Souza de-
dc.contributor.authorSANTOS, Leticia Andrade-
dc.contributor.otherSILVA, Eduardo França da-
dc.contributor.otherMESSIAS, José Flávio-
dc.date.accessioned2024-12-09T15:13:39Z-
dc.date.available2024-12-09T15:13:39Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationANDRADE, Ingrid Souza de; SANTOS, Leticia Andrade. Terceirização das entregas de um e-commerce de cosméticos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá, Mauá-SP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26906-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à FATEC Mauá, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Tecnólogo em Logística.pt_BR
dc.description.abstractAo terceirizar as atividades logísticas por meio de empresas especializadas neste tipo de mercado, o e-commerce pode concentrar-se em seu núcleo de negócio visando melhorar a qualidade de seu serviço e com isso obter a satisfação máxima do cliente, além disso, ao optar pela contratação de transportadoras parceiras, as contratantes teriam acesso a tecnologias de ponta e expertise logística focadas na integração de sistema e rastreabilidade dos produtos a serem entregues. As dark stores são mini centros de distribuição que operam exclusivamente para o atendimento de pedidos on-line, desempenhando um importante papel na redução dos prazos de entrega, uma vez que possibilitam a chegada dos itens agilizando o processo de separação e expedição neste local, sendo despachados para distribuição logo após a solicitação do pedido, encontrando-se, em sua maioria, em áreas estratégicas nos principais centros urbanos com o objetivo de alcançar efetivamente o público-alvo de determinada região. O presente projeto tem como objetivo analisar a influência da terceirização de transportes e a utilização de dark stores na logística de e-commerce, destacando suas vantagens e desafios, e com o crescimento acentuado das compras por meio digital, impulsionado, principalmente, pela pandemia de COVID-19 ocorrida em 2019, as organizações enfrentam a necessidade de otimizar as operações logísticas para atender a essa demanda crescente de forma eficiente e ágil. A terceirização de transportes surge como uma nova estratégia para as empresas do ramo de comércio eletrônico que buscam agilizar o processo de transporte, reduzir custos operacionais e aumentar a flexibilidade durante as entregas. Esse trabalho se baseia em uma revisão bibliográfica de obras relacionadas ao tema e em um estudo de caso de um e-commerce de cosméticos, sendo realizado, também, um questionário a fim de verificar a relevância da terceirização do transporte e da utilização de dark stores como estratégia para minimizar o lead time das entregas. Em suma, a decisão pela terceirização e o emprego de dark stores não estão isentos de desafios, todo o processo deve ser cuidadosamente planejado e coordenado para mitigar problemas de comunicação, falhas nas entregas e dependências de terceiros. O e-commerce é uma crescente tendência e a integração dessa prática deve ser acompanhada de uma gestão eficiente e uma análise constante de desempenho para garantir a excelência no atendimento às expectativas dos clientes e sua satisfação.pt_BR
dc.description.abstractBy outsourcing logistical activities through companies specialized in this market, e-commerce can focus on its core business, aiming to improve the quality of its service and, as a result, achieve maximum customer satisfaction. Additionally, by opting to hire partner carriers, contractors would gain access to cutting-edge technologies and logistical expertise focused on system integration and the traceability of products to be delivered. Dark stores are mini distribution centers that operate exclusively for online order fulfillment, playing an important role in reducing delivery times by enabling faster item arrival, streamlining the sorting and shipping process at these locations, and dispatching items for distribution immediately after the order is placed. Most of these stores are located in strategic areas in major urban centers with the aim of effectively reaching the target audience of a specific region. This project aims to analyze the influence of transportation outsourcing and the use of dark stores in e-commerce logistics, highlighting their advantages and challenges. With the sharp increase in online shopping, primarily driven by the COVID-19 pandemic in 2019, organizations face the need to optimize logistical operations to efficiently and swiftly meet the growing demand. Transportation outsourcing emerges as a new strategy for e-commerce companies seeking to streamline the transportation process, reduce operational costs, and increase delivery flexibility. This study is based on a literature review of works related to the subject and a case study of a cosmetics e-commerce. A questionnaire was also conducted to assess the relevance of transportation outsourcing and the use of dark stores as strategies to minimize delivery lead time. In summary, the decision to outsource and employ dark stores is not without challenges; the entire process must be carefully planned and coordinated to mitigate communication issues, delivery failures, and third-party dependencies. E-commerce is a growing trend, and the integration of this practice must be accompanied by efficient management and constant performance analysis to ensure excellence in meeting customer expectations and satisfaction.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher113pt_BR
dc.subjectLogistica empresarialpt_BR
dc.subjectGerenciamento de transportespt_BR
dc.subjectOperações de transportespt_BR
dc.subjectAdministração de vendaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleTerceirização das entregas de um e-commerce de cosméticos.pt_BR
dc.title.alternativeOutsourcing of deliveries for a cosmetics e-commerce.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
logistica_2024_2_ingridsouzadeandrade_terceitizacaodasentregasdeumecommercedecomesticos.pdf909.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.