Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26761
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCHAIM, Daniel Faria-
dc.contributor.authorSANTOS, Elias Gabriel Paulino da Silva dos-
dc.contributor.authorALVES, Giuliana Pasin de Menezes-
dc.contributor.authorCAMARGO, Gustavo Henrique Pereira da Silva-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Leonardo Faria de-
dc.date.accessioned2024-12-05T21:05:30Z-
dc.date.available2024-12-05T21:05:30Z-
dc.date.issued2024-06-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Elias Gabriel Paulino da Silva dos; ALVES, Giuliana Pasin de Menezes; CAMARGO, Gustavo Henrique Pereira da Silva; SIQUEIRA, Leonardo Faria de. Estudo de Viabilidade: Franquia Crepefy. 2024. Estudo de Viabilidade (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira) - Faculdade de Tecnologia Prof João Mod. Guaratinguetá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26761-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo verificar a viabilidade de instalar uma franquia Crepefy em Guaratinguetá. A Crepefy é uma empresa especializada na oferta de crepes franceses, proporcionando aos seus franqueadores um suporte abrangente que inclui treinamento, materiais de marketing e orientação operacional. Além disso, a empresa investe constantemente em inovações e novas receitas para se manter relevante no mercado. No decorrer do projeto, foram realizadas as seguintes análises: estratégica, de comunicação, mercadológica, da macroeconomia e microeconomia, de risco, bem como o desenvolvimento de um plano financeiro e suas implicações. Essas etapas tiveram como finalidade verificar a viabilidade do projeto de instalação da franquia na cidade. As análises estratégicas incluíram o estudo das forças e fraquezas da empresa, das oportunidades e ameaças do mercado local, e do posicionamento da Crepefy em relação aos seus concorrentes. A análise de comunicação focou nos canais de marketing e nas estratégias de comunicação. A análise mercadológica abrangeu a compreensão do perfil dos consumidores e a identificação de hábitos e preferências alimentares. Os estudos de macroeconomia e microeconomia avaliaram o impacto de fatores econômicos amplos e específicos sobre a viabilidade da franquia. A análise de risco identificou potenciais obstáculos e desafios, permitindo a elaboração de estratégias de mitigação. O plano financeiro detalhou os investimentos iniciais, custos operacionais, receitas projetadas e o fluxo de caixa esperado, chegando à conclusão que o projeto é inviável nos modelos indicados para o projeto. A partir disso, foi desenvolvida uma análise de sensibilidade complementar, para que o investidor tenha clareza das variáveis que interferem diretamente na viabilidade do projeto, e possa tomar uma decisão assertiva.The present study aims to assess the feasibility of establishing a Crepefy franchise in Guaratinguetá. Crepefy is a company specialized in offering French crepes, providing its franchisees with comprehensive support that includes training, marketing materials, and operational guidance. Additionally, the company continuously invests in innovations and new recipes to stay relevant in the market. Throughout the project, the following analyses were conducted: strategic, communication, market, macroeconomic and microeconomic, risk, as well as the development of a financial plan and its implications. These steps aimed to verify the feasibility of the franchise installation project in the city. Strategic analyses included the study of the company's strengths and weaknesses, local market opportunities and threats, and Crepefy's positioning relative to its competitors. The communication analysis focused on marketing channels and communication strategies. The market analysis encompassed understanding consumer profiles and identifying eating habits and preferences. The macroeconomic and microeconomic studies evaluated the impact of broad and specific economic factors on the franchise's feasibility. The risk analysis identified potential obstacles and challenges, allowing the formulation of mitigation strategies. The financial plan detailed the initial investments, operational costs, projected revenues, and expected cash flow, concluding that the project is unfeasible under the indicated models. Consequently, a complementary sensitivity analysis was developed to provide the investor with a clear understanding of the variables that directly affect the project's feasibility, enabling them to make an informed decision.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Financeirapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher106pt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectFranquiapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade franquia crepefypt_BR
dc.typePlano de Negóciospt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_financeira_2024_1_elias_gabriel_paulino_da_silva_dos_santos_estudo_de_viabilidade_franquia_crepefy.pdf
  Restricted Access
2.16 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.