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Title: Estudo da percepção do jovem sobre sua qualificação para entrada no mercado de trabalho
Authors: SILVA, Daniela Severo da
CARVALHO, Igor Urias
MARQUES, Luma Couto
CRUZ, Núbia Barbosa da
Advisor: OLIVEIRA, Angela Trimer de
Other contributor: RIBEIRO, Carlos Eduardo
SALES, Pedro Antunes Parangaba
type of document: Monografia
Keywords: Treinamento profissional;Jovens;Ensino médio
Issue Date: 26-Jun-2023
Publisher: 296
Citation: SILVA, Daniela Severo da; CARVALHO, Igor Urias; MARQUES, Luma Couto; CRUZ, Núbia Barbosa da. Estudo da percepção do jovem sobre sua qualificação para entrada no mercado de trabalho. 2023. 40 f. TCC - Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia de Sumaré, Sumaré, 2023.
Abstract: A área de Recursos Humanos ao longo do tempo tem se modificado em atendimento às demandas do mercado para fazer com que os colaboradores possam se sentir pertencentes da empresa, e com isso a área passa a investir e dentre outras coisas, na capacitação dos seus colaboradores. A capacitação é algo que possibilita o crescimento técnico e comportamental de cada ser humano. Esse estudo teve como objetivo analisar a percepção dos jovens quanto a sua formação como meio de preparação para a entrada no mercado de trabalho. Para realização da pesquisa a metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva aplicada através de levantamento de dados sobre materiais já publicados sobre a temática, e, realizada pesquisa de campo junto a amostra de jovens entre 15 e 24 anos através da aplicação de questionário virtual. Com os resultados da pesquisa foi possível identificar que ao finalizar o ensino médio os jovens não se sentem totalmente qualificados para ingressar ao mercado de trabalho, entretanto não há iniciativa para desenvolverem suas capacidades técnicas e/ou comportamentais. Observou-se ainda que os jovens se sentem mais seguros quando há aprendizagem guiada e presencial. Diante desse resultado a pesquisa conclui que muitos jovens enfrentam obstáculos para conseguir emprego após a conclusão do ensino médio, e uma percepção comum entre eles foi a falta de qualificação técnica adequada saindo do ensino médio, essa desqualificação técnica pode ser um fator limitante para a sua inserção no mercado de trabalho competitivo atual.
The Human Resources area over time has changed in response to market demands to make employees feel like they belong to the company, and with that the area starts to invest and, among other things, in the training of its employees. Training is something that enables the technical and behavioral growth of each human being. This study aimed to analyze the perception of young people regarding their education as a means of preparation for entering the job market. To carry out the research, the methodology used was descriptive research applied through data collection on materials already published on the subject, and field research was carried out with a sample of young people between 15 and 24 years old through the application of a virtual questionnaire. With the results of the research it was possible to identify that at the end of high school young people do not feel fully qualified to enter the labor market, however there is no initiative to develop their technical and/or behavioral skills. It was also observed that young people feel safer when there is guided and face-to-face learning. In view of this result, the research concludes that many young people face obstacles to getting a job after completing high school, and a common perception among them was the lack of adequate technical qualification after high school, this technical disqualification can be a limiting factor for their insertion in the current competitive labor market.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26631
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