Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26614
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCOLTRO, Tessa Cristina Pereira-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Gabrielly Velloso-
dc.contributor.otherSILVA, Reginaldo Andrade da-
dc.contributor.otherREBECCA, Tiago-
dc.date.accessioned2024-12-05T00:15:37Z-
dc.date.available2024-12-05T00:15:37Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Gabrielly Velloso. O impacto do endomarketing sobre os colaboradores: um estudo de caso na empresa joyson safety system. 2022. 23 f. TCC - Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia de Sumaré, Sumaré, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26614-
dc.description.abstractO presente trabalho visa identificar e compreender a influência e impacto do endomarketing como ferramenta estratégica de gestão de pessoas sobre os colaboradores e consequentemente sobre a organização. Trata se de uma pesquisa exploratória, as técnicas de coleta de dados empregada foram constituídas de pesquisa bibliográfica, feito com artigos científicos e livros em português sobre o tema, com publicações dos últimos 10 anos, as bases de referência de dados e artigos será o Google Acadêmico e a outra técnica aplicada foi uma pesquisa de campo, onde o instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a um colaborador da área de RH na empresa Joyson Safety System. A análise dos resultados evidencia que a comunicação interna teve um forte impacto positivo e melhorou a comunicação em todos os aspectos, consequentemente acarretando em uma melhora na adesão das metas propostas. Defende-se, neste trabalho, que para que uma ação de endomarketing tenha êxito é fundamental um constante alinhamento entre a liderança com os demais níveis hierárquicos e um planejamento estratégico antes da realização da ação.pt_BR
dc.description.abstractThe present article aims to identify and understand the influence and impact of endomarketing as a strategic tool for people management on employees and consequently on the organization. It is an exploratory research, the techniques of data collection used were composed of bibliographic research, made with scientific articles and books in Portuguese on the subject, with publications from the last 20 years, the reference databases and articles will be the Google Academic and the other technique applied was a field research, where the instrument of data collection was a questionnaire applied to an employee of the HR area in the company Joyson Safety System. The analysis of the results shows that internal communication had a strong positive impact and improved communication in all aspects, consequently leading to an improvement in the adherence to the proposed goals. This paper argues that for an endomarketing action to be successful it is essential to have a constant alignment between the leadership with the other hierarchical levels and a strategic planning prior to the implementation of the action.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher296pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO impacto do endomarketing sobre os colaboradores: um estudo de caso na empresa joyson safety systempt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_de_recursos_humanos_2022_2_gabrielly_o_impacto_do_endomarketing_sobre_os_colaboradores.pdf
  Restricted Access
893.82 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.