Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25972
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBATTISTI, Viviane Di-
dc.contributor.authorCASALLI, Tatiana Aparecida Silva-
dc.date.accessioned2024-11-05T12:04:12Z-
dc.date.available2024-11-05T12:04:12Z-
dc.date.issued2009-07-
dc.identifier.citationCASALLI, Tatiana Aparecida Silva. A influência do marketing na gestão de pessoas, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25972-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda um tema muito interessante dos dias atuais, o Endomarketing nas empresas, porém ainda não muito utilizado por empresas de pequeno porte. Por meio deste estudo poderemos observar a relação entre colaborador/empresa, abordando a cultura organizacional das empresas, a motivação dos funcionários, bem como se a comunicação e a informação forem passadas de forma correta podem auxiliar a empresa na gestão de pessoas. Para a realização deste estudo trabalharemos com autores renomados da área, como Kotler (1998), Bekin (1995), Chiavenato (1999;2003), entre outros. Para podermos dar maior credibilidade ao trabalho, realizamos uma pesquisa de campo, em uma empresa da cidade de Indaiatuba, cujo questionário aborda 28 questões de múltipla escolha, onde relacionamos todos os assuntos previamente abordados no trabalho. Esse questionário foi passado durante o mês de Abril para 96 Funcionários da empresa Filoauto Indústria e Comércio LTDA. Desta forma podemos observar que as empresas precisam preservar o seu ambiente organizacional, para que seus funcionários aprendam que se a cultura for aceita e compreendida, eles terão um ambiente de trabalho bem mais favorável, com pessoas bem mais motivadas e capazes de realizar o seu serviço. Neste contexto, o Endomarketing pode sim ser uma ferramenta que pode auxiliar na gestão das pessoas, bem como na gestão das empresas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA influência do marketing na gestão de pessoaspt_BR
dc.title.alternativeThe influence of marketing on people managementpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tatiana Aparecida Silva Casalli.pdf
  Restricted Access
418.74 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.