Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25906
Title: As soft skills desenvolvidas pelos alunos da Faculdade de Tecnologia de Catanduva através do estágio supervisionado
Other Titles: The soft skills developed by students at the Faculty of Technology of Catanduva through supervised internships
Authors: CARDOZO, Jordiane de Sousa
SOUZA, Andreza Marques de
Advisor: AYUB, Sandra Regina Chalela
type of document: Monografia
Keywords: Competência administrativa;Ensino superior;Empregador
Issue Date: Jun-2023
Publisher: 182
Citation: CARDOZO, Jordiane de Sousa; SOUZA, Andreza Marques de. As soft skills desenvolvidas pelos alunos da Faculdade de Tecnologia de Catanduva através do estágio supervisionado. Orientadora: Sandra Regina Chalela Ayub. 2023. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, SP, 2023.
Abstract: As mudanças no ambiente empresarial têm ocasionado diversas transformações que contribuem significativamente para o aumento da preocupação com a empregabilidade. Outra inquietação atual é verificar se os recém-formados possuem as competências essenciais, exigidas pelo mercado de trabalho. Dados revelam que empregadores acreditam que Soft Skills são mais importantes do que competências técnicas. Diante disto, o objetivo deste Trabalho de Graduação foi identificar quais competências sociais o estágio supervisionado proporciona aos alunos da Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC). Para o desenvolvimento do estudo, o problema analisado foi: Quais competências sociais são desenvolvidas por meio do estágio? Quais os benefícios que o estágio supervisionado fornece aos acadêmicos e às organizações? A pesquisa foi descrita em função de sua natureza aplicada, com abordagem quanti-qualitativa, de objetivo descritivo e com um estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Este foi desenvolvido em duas etapas, sendo a parte teórica e uma de pesquisa de campo com 39 (50%) alunos-estagiários dos cursos de Gestão Empresarial, Gestão da Tecnologia da Informação e Automação Industrial. Para a validação do instrumento foi utilizado o coeficiente Alfa de Cronbach, com um valor obtido de 0,96, considerado como muito bom. Como conclusão, foi constatado que os discentes da instituição detêm todas as competências analisadas, sendo algumas dessas habilidades listadas como as mais buscadas pelos principais empregadores mundiais até o ano de 2025, por meio de informação divulgada pelo Fórum Econômico Mundial. Ainda, os resultados obtidos revelam que as competências mais desenvolvidas pelos participantes da pesquisa são resolução de problemas e relacionamento interpessoal.
Changes in the business environment have brought about several transformations that contribute significantly to increased concern about employability. Another current concern is to verify whether recent graduates possess essential competencies, demanded by the job market. Data reveal that employers believe soft skills are more important than technical skills. In view of this, the objective of this Graduation paper was to identify which social competencies a supervised internship provides the students from Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC). To develop this study, the analyzed problem was: What social competencies are developed along the internship? What benefits does the supervised internship provide the students and the organizations? The research was described according to its applied nature, with a quanti-qualitative approach, of descriptive objective, and with a case study. The instrument used for data collection was a semi-structured questionnaire. This was developed in two stages, being the theoretical part and a field research with 39 (50%) student-interns from the Business Management, Information Technology Management and Industrial Automation courses. For the validation of the instrument, Cronbach's alpha coefficient was used, with a considerably good value of 0.96 obtained, with some of these skills being listed as the most sought after by the main global employers by the year 2025, according to information released by the World Economic Forum. Furthermore, the results obtained reveal that the most developed competences by the participants in the survey are problem solving and interpersonal relationships.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25906
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.