Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25869
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMARQUES, José Luiz-
dc.contributor.authorTRIVELIN, Luciano Augusto-
dc.contributor.otherCANTO, Cristiane Aparecida Furtado-
dc.contributor.otherCANTARELLI JUNIOR, João-
dc.date.accessioned2024-11-04T15:36:33Z-
dc.date.available2024-11-04T15:36:33Z-
dc.date.issued2013-12-04-
dc.identifier.citationTRIVELIN, Luciano Augusto. Projeto de empreendedorismo - aspectos de marketing e análise de investimento para abertura de uma loja no ramo de alimentos: Mix Sensations Shakes & Sobremesas Especiais, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25869-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar os principais aspectos do planejamento de marketing e análise de investimento para um projeto de empreendedorismo iniciado no 4º semestre do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial da FATEC-ID por quatro alunos. O projeto consiste na abertura de uma loja no ramo de alimentos denominada de Mix Sensations - Shakes e Sobremesas Especiais. Os aspectos essenciais do mix de marketing, análise do micro e macro ambientes e matriz SWOT são apresentados e discutidos. A tomada de decisão sobre a realização de um investimento requer critérios técnicos e o presente trabalho avalia um projeto de empreendedorismo através da simulação e análise dos fluxos operacionais, de investimento e financeiros. Os indicadores financeiros a serem analisados são o valor presente líquido, a taxa interna de retorno e pay-back. A análise de sensibilidade é discutida dentro de um cenário econômico estimado com foco na gestão dos riscos associados a um projeto de empreendedorismo. As metodologias utilizadas no desenvolvimento do trabalho foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo em lojas similares ao perfil do projeto de empreendedorismo. A conclusão deste trabalho aponta para um empreendimento viável com taxa interna de retorno de 36% e pay-back de dois anos e três meses. O projeto apresenta sensibilidade para a variação de receita e o gestor do empreendimento dentro de suas atribuições técnicas deve gerar cenários de análises periódicos que mostrem a situação e permita uma tomada de decisão na direção de não tornar o investimento um negócio de risco.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectAdministração de investimentospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleProjeto de empreendedorismo - aspectos de marketing e análise de investimento para abertura de uma loja no ramo de alimentos: Mix Sensations Shakes & Sobremesas Especiaispt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurship project - marketing aspects and investment analysis for opening a store in the food sector: Mix Sensations Shakes & Special Dessertspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANO AUGUSTO TRIVELIN.pdf
  Restricted Access
1.08 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.