Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25854
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TOSO JÚNIOR, Reinaldo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Tamires Freire | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T14:10:24Z | - |
dc.date.available | 2024-11-04T14:10:24Z | - |
dc.date.issued | 2010-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Tamires Freire. A estrada de ferro Santos-Jundiaí e as exportações jundiaienses: um caminho para o porto de Santos, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial com ênfase em Comércio Exterior)- Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25854 | - |
dc.description.abstract | O objeto deste estudo monográfico é a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, com ênfase no transporte de cargas, visando às exportações com destino ao Porto de Santos e, posteriormente, o mercado internacional. O levantamento histórico sobre a ferrovia em questão permitiu verificar sua importância para o comércio exterior da cidade de Jundiaí e evidenciou a necessidade da revitalização do trecho, com vistas à integração, modernização e padronização da malha ferroviária paulista. A pesquisa de campo, por meio de entrevistas com transportadoras jundiaienses e com a concessionária do trecho, a MRS Logística, possibilitou ainda a parametrização dos serviços hoje realizados na Santos-Jundiaí e posterior comparação com outros modos de transporte. Durante o estudo é feita também uma análise dos projetos de expansão do transporte ferroviário dentro do Estado de São Paulo, como o TAV, o Ferroanel e o Mergulhão, além de comparações com as tecnologias ferroviárias utilizadas em outros países. Pôde-se concluir que a intensificação das atividades de comércio exterior tem demandado melhora nas condições da infraestrutura de transportes do país, buscando-se alternativas ao modo rodoviário. O setor ferroviário brasileiro não é apenas carente em termos de infraestrutura, novas tecnologias e investimentos, mas também de mão-de-obra qualificada que possa atuar no setor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject | Terminais de cargas | pt_BR |
dc.subject | Exportação | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | A estrada de ferro Santos-Jundiaí e as exportações jundiaienses: um caminho para o porto de Santos | pt_BR |
dc.title.alternative | The Santos-Jundiaí railway and Jundiaí exports: a path to the port of Santos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tamires Freire Silva.pdf Restricted Access | 4.28 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.