Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25774
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFERREIRA, Vagner-
dc.contributor.authorLONGATTO, Alisson-
dc.date.accessioned2024-11-01T17:24:57Z-
dc.date.available2024-11-01T17:24:57Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.citationLONGATTO, Alisson. Comportamento do varejo brasileiro em plataformas digitais marketplace, durante a pandemia da covid-19 em 2020. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25774-
dc.description.abstractO tema deste trabalho tem como foco o comportamento do varejo brasileiro em plataforma digitais marketplace, durante a Pandemia do Covid-19, em 2020, a fim de discutir sua importância e sinalizar o potencial benéfico que esta ferramenta estratégica pode oferecer à operação varejista, se bem-organizada e trabalhada. O trabalho tem por objetivo propor uma reflexão nos profissionais e proprietários de lojas varejistas, para que percebam a importância deste tema nas suas operações, com base em Marketplace - uma ferramenta utilizada para divulgação de produtos na internet. Para isso, a metodologia consiste em pesquisa bibliográfica, com foco no varejo moderno, por meio de estratégica de vendas digitais, suportada na tecnologia da informação. Tudo isso, perante as transformações mundiais provocadas pelo fenômeno da pandemia da Covid-19. Para contextualizar o trabalho, abordou-se o conceito do varejo, sua origem, bem como sua história e evolução, apontando suas classificações, e mudanças durante a pandemia, por fim, a sua aplicação na área de shopping centers, foco do presente trabalho. Considera-se, dessa forma que, esta modalidade contribui para a manutenção do varejo, em tempos de crise, como é o atual. Trata-se de uma plataforma única para cada centro comercial, onde as operações varejistas estão inseridas, gerando mais visibilidade e oportunidades. Os resultados apontam para a importância de conhecimento, do papel desempenhado pelo Marketplace, por parte dos gestores empresariais.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this work focuses on the behavior of Brazilian retail in digital marketplace platform, during the Covid-19 Pandemic, in 2020, in order to discuss its importance and signal the beneficial potential that this strategic tool can offer to the retail operation, if well organized and crafted. The work aims to propose a reflection on professionals and retail store owners, so that they realize the importance of this theme in their operations, based on Marketplace - a tool used to promote products on the internet. For this, the methodology consists of bibliographic research, focusing on modern retail, through a digital sales strategy, supported by information technology. All of this, given the worldwide transformations caused by the phenomenon of the Covid-19 pandemic. To contextualize the work, the concept of retail, its origin, as well as its history and evolution was approached, pointing out its classifications and changes during the pandemic, finally, its application in the shopping mall area, the focus of this work. It is considered, therefore, that this modality contributes to the maintenance of retail, in times of crisis, as it is today. It is a unique platform for each shopping center, where retail operations are inserted, generating more visibility and opportunities. The results point to the importance of knowledge, of the role played by the Marketplace, by business managers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleComportamento do varejo brasileiro em plataformas digitais marketplace, durante a pandemia da covid-19 em 2020pt_BR
dc.title.alternativeBrazilian retail behavior on digital marketplace platforms during the covid-19 pandemic in 2020pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2021_1_alissonlongatto_comportamentonovarejobrasileiroemplataformasdigitaismarketplace.pdf
  Restricted Access
845.98 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.