Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25757
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBATTISTI, Viviane Di-
dc.contributor.authorCALONGA, Morgana Cristina-
dc.date.accessioned2024-11-01T13:23:48Z-
dc.date.available2024-11-01T13:23:48Z-
dc.date.issued2010-06-
dc.identifier.citationCALONGA, Morgana Cristina. Marketing esportivo - O patrocínio esportivo na cidade de Indaiatuba/SP, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing)- Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25757-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi observar de que maneira uma empresa investe em um atleta ou equipe esportiva, suas barreiras e facilitadores que influenciam este investimento, na cidade de Indaiatuba/SP. Analisar como a empresa patrocinadora vê o retorno do investimento, e de que maneira o atleta patrocinado traz esse retorno, com suas exposições na mídia. O cenário atual destaca que as empresas, além de pensar em disputar o mercado com concorrentes através da qualidade de seus produtos e serviços, também têm que conquistar seus clientes com algum diferencial. O investimento no esporte é um caminho para aproximar esse cliente da empresa, criando uma identidade entre eles. Foi constatado que o torcedor se identifica com determinado atleta, e isso o leva a adquirir o produto da empresa vinculada a essa imagem. Isso cria uma credibilidade, uma fidelidade ao produto, e consequentemente à empresa, pois está associado aquele atleta que é tido como exemplo. Na cidade de Indaiatuba/SP, de um lado há a equipe de natação, patrocinada pelo Colégio Objetivo, unidade Indaiatuba, além da Academia Taquaral. De outro, o atleta do judô Jean Gabriel Antunes, considerado o Melhor Técnico e Melhor Atleta Categoria Máster do ano de 2008 no estado de São Paulo, mas que por não ter patrocínio, não pode viajar para uma importante competição internacional. Contudo, mesmo sem ter patrocínio, tem obtido resultados que justificariam um investimento em sua imagem por empresas que desejam vincular sua imagem a alguém vencedor.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectPatrocínio esportivopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMarketing esportivo - O patrocínio esportivo na cidade de Indaiatuba/SPpt_BR
dc.title.alternativeSports marketing - Sports sponsorship in the city of Indaiatuba/SPpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Morgana Cristina Calonga.pdf
  Restricted Access
478.92 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.