Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNOBREGA, Ricardo Sergio Neiva-
dc.contributor.authorMARINS, Bianca-
dc.contributor.otherBICALHO, Simone Tiemi Taketa-
dc.contributor.otherCANEDO, Andréia Luqui-
dc.date.accessioned2024-11-01T12:36:43Z-
dc.date.available2024-11-01T12:36:43Z-
dc.date.issued2013-12-03-
dc.identifier.citationMARINS, Bianca. A importância de uma aliança internacional: o caso da indústria brasileira de autopeças para linha pesada, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25746-
dc.description.abstractNo atual contexto, é perceptível o quanto a indústria brasileira de autopeças vem sofrendo com a concorrência dos importados. Ao decorrer dos anos, desde a instalação das primeiras indústrias o setor vem enfrentando pequenos obstáculos para desenvolver-se ao mesmo ritmo das indústrias internacionais e, com isso, os produtos importados começaram a ganhar maior competitividade perante aos produtos nacionais. Nesse cenário, uma aliança estratégica tem como intuito beneficiar as empresas nacionais, sendo que, uma aliança pode gerar benefícios como: entrada no mercado internacional, aquisição de tecnologia, matéria-prima e habilidades que não possuem. No intuito de analisar qual a visão das empresas em relação a importação e a importância de uma aliança estratégica para empresa, aplicou-se um estudo de caso com duas empresa do ramo de autopeças de caminhão, embasada em todo o conteúdo literário. A análise de dados foi realizada através do levantamento do questionário respondido, tendo como embasamento todo o conteúdo pesquisado. Os resultados apontam que ambas compreendem que o setor vem sendo prejudicado, mas que o mesmo pode utilizar de uma parceria para manter-se atuante no mercado e adquirir novas oportunidades. Para finalizar, os resultados levantados mostram que as duas empresas veem a possibilidade de uma aliança estratégica como um meio de manter-se atuante no mercado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectImportaçãopt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectIndústria de autopeçaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância de uma aliança internacional: o caso da indústria brasileira de autopeças para linha pesadapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of an international alliance: the case of the Brazilian heavy-duty auto parts industrypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIANCA MARINS.pdf
  Restricted Access
947.48 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.