Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25345
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCAMPOS, João Manoel de-
dc.contributor.authorBARBOSA, Luis Eduardo-
dc.contributor.otherCARVALHO, Luciana de-
dc.contributor.otherCARMO, Ana Cristina Conceição do-
dc.date.accessioned2024-10-21T17:39:09Z-
dc.date.available2024-10-21T17:39:09Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationBARBOSA, Luis Eduardo. O processo de internacionalização da empresa de artigos esportivos Mormai no exterior: estudo de caso, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25345-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta a questão do processo de internacionalização da empresa de artigos esportivos Mormai no exterior, fato ocorrido entre os anos de 1988 e 2005. Trata-se de uma pesquisa exploratória, ainda segundo Gil (2010), "as pesquisas exploratórias tem como proposito proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou construir hipóteses". Seu planejamento tende a ser bastante flexível, pois interessa considerar os mais variados aspectos relativos ao fato ou fenômeno estudado. A coleta de dados pode ocorrer de diversas maneiras, entre elas, de acordo com o autor, o levantamento pode ser feito por levantamento bibliográfico. O estudo de caso analisado permite afirmar que os modos de entrada de uma empresa são influenciados diretamente pelo quadro institucional do país de origem, do hospedeiro e de diversos outros países em que a empresa mantém comercialização. Infere-se que o processo de internacionalização das empresas envolve duas instancias principais, a primeira é o atendimento de mercados externos via exportação e o segundo é o investimento direto no exterior, cabe salientar que quanto de menor for o risco do processo que a empresa com quais, mais demorado se dará o processo de internacionalização, porém a chance de a empresa não alcançar o sucesso esperado será bem menor.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subjectEstudos de casopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO processo de internacionalização da empresa de artigos esportivos Mormai no exterior: estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe internationalization process of the sporting goods company Mormai abroad: case studypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luis Eduardo Barbosa.pdf
  Restricted Access
446.98 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.