Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25104
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAES, Tathiare Viudes dos Santos | - |
dc.contributor.author | BAZILIO, Alessandra Mendes | - |
dc.contributor.author | DELLAQUA, Ana Beatriz Quintino | - |
dc.contributor.author | DIAS, Luis Carlos de Souza | - |
dc.contributor.author | AMORIM, Sidney Aparecido | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Vinicius Celis de | - |
dc.contributor.other | MORAES, Tathiane Viudes dos Santos | - |
dc.contributor.other | SILVA, Noele Carla de Caires da | - |
dc.contributor.other | ULIANA, Jéssica Lara de Araujo Esgoti | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-16T19:46:36Z | - |
dc.date.available | 2024-10-16T19:46:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-12 | - |
dc.identifier.citation | BAZILIO, Alessandra Mendes; DELLAQUA, Ana Beatriz Quintino; DIAS, Luis Carlos de Souza; AMORIM; Sidney Aparecido; OLIVEIRA, Vinícius Celis de, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25104 | - |
dc.description.abstract | O estudo aqui apresentado nos orienta sobre a realidade dos professores, as experiências que vivem em sala de aula e as principais doenças que surgem no ambiente de trabalho desse profissional que muitas vezes não as conhece. Com a hipótese de que muitos professores se afastam de seus trabalhos por consequência das doenças físicas e psíquicas, desenvolvemos a tese presente. O objetivo consiste no reconhecimento das patologias enfrentadas pelos docentes, na amenização dessas doenças e conscientização dos educadores. Para chegarmos aos resultados desejados, realizamos uma pesquisa de campo por meio de um questionário, visitando as escolas do município da Estrela D’ Oeste e analisando estudos já feitos na área escolar, levantando assim dados importantes para o desenvolvimento do estudo. Obteve-se então resultados que revelam algumas dificuldades que o docente enfrenta ao decorrer de sua carga horária, como a falta de motivação o desinteresse dos alunos e dos familiares e falta de orientação sobre as doenças sofridas por eles. | pt_BR |
dc.description.abstract | The study presented here guides us about the reality of teachers, experience living in the classroom and major diseases that arise in this professional work environment that often does not know. With the hypothesis that many teachers away from their jobs as a result of physical and mental illnesses, we have developed this thesis. The goal is the recognition of the conditions faced by teachers in ameliorating these diseases and awareness of educators. To get the desired results, we conducted a field survey through a questionnaire, visiting local schools da Estrela D'Oeste and analyzing studies already done on school grounds, thus raising important data for the development of the study. There was thus obtained results that reveal some difficulties that teachers face the course of his workload, such as lack of motivation disinterest of students and families and lack of guidance on the diseases suffered by them. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Segurança do Trabalho | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 138 | pt_BR |
dc.subject | Doenças ocupacionais | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Licença médica | pt_BR |
dc.subject.other | Segurança | pt_BR |
dc.title | O levantamento das doenças ocupacionais adquiridas pelos professores de escola pública do município de Estrela D'Oeste. | pt_BR |
dc.title.alternative | Survey of occupational diseases acquired by public school teachers in the municipality of Estrela D'Oeste. | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O LEVANTAMENTO DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS ADQUIRIDAS PELOS PROFESSORES.pdf Restricted Access | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.