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dc.contributor.advisorNOBREGA, Ricardo Sergio Neiva-
dc.contributor.authorBARRETTO, Bruna-
dc.contributor.otherCAMPOS, João Manoel de-
dc.contributor.otherPEREIRA, Camila-
dc.date.accessioned2024-10-16T18:50:33Z-
dc.date.available2024-10-16T18:50:33Z-
dc.date.issued2013-06-25-
dc.identifier.citationBARRETTO, Bruna. Sistema geral de preferências para a inserção internacional das empresas brasileiras, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25080-
dc.description.abstractO objetivo principal deste trabalho foi analisar a importância do Sistema Geral de Preferências para as empresas brasileiras na busca pelos seus processos de desenvolvimento internacional. Os acordos econômicos beneficiam os países e as empresas de modo geral, pois é por meio destes acordos que estes países conseguem reduções tarifárias significativas, tanto parciais, quanto totais. Estas reduções por sua vez tornam tais empresas mais competitivas nos mercados internacionais, expandindo e desenvolvendo seus processos, gerando benefícios tantos para os países que exportam quanto para os países que concedem benefícios nestes acordos. O estudo tem como foco o SGP que por meio deste sistema as empresas brasileiras se beneficiam de reduções tarifárias na inserção de seus produtos no mercado de países desenvolvidos. Na metodologia o trabalho foi desenvolvido através de estudos bibliográficos e finalizado com um estudo de caso. A analise dos resultados foi conduzido através de um questionário com 19 questões aplicado em 3 empresas de pequeno e médio porte da Região Metropolitana de Campinas e que atuam em áreas diferentes, o que comprova a diversidade desse mercado para as exportações e como o SGP pode ajudar na expansão internacional. Os resultados do trabalho demonstraram ainda que o sistema tem grande potencial para alavancar as exportações das empresas de países em desenvolvimento, porém ainda não vem sendo muito explorado nas áreas de comércio exterior das empresas pesquisadas e muito provavelmente por grande parte das empresas brasileiras.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectAspectos econômicospt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleSistema geral de preferências para a inserção internacional das empresas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeGeneral system of preferences for the international insertion of Brazilian companiespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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