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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25067
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | PONTES, Aldo Nascimento | - |
dc.contributor.author | MENDES, Israel Freitas | - |
dc.contributor.other | ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de | - |
dc.contributor.other | TOMAZELA, Maria das Graças Junqueira Machado | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-16T18:11:08Z | - |
dc.date.available | 2024-10-16T18:11:08Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-02 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Israel Freitas. Lino: game eletrônico para auxiliar na educação ambiental de crianças em idade escolar, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25067 | - |
dc.description.abstract | O caráter lúdico dos games, nas últimas décadas, tem mostrado um rico potencial na dinamização de processos de ensino-aprendizagem. Partindo desse suposto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um game eletrônico para auxiliar na Educação Ambiental de crianças em idade escolar. Na fundamentação teórica, são apresentados alguns conceitos-chave que sustentam a pesquisa os quais são ancorados em práticas de pesquisas apresentadas em uma revisão da literatura. Foi realizada uma pesquisa experimental, que consistiu em desenvolver o jogo Lino e aplica-lo em uma amostra com a faixa etária infantil. Para alcançar os objetivos propostos foi investido, sobretudo, na identidade com o universo infantil. Optou-se por cores leves e vivas e um mascote animado, com o intuito de promover uma maior identificação e aproximação das crianças com o jogo, e assim viabilizar um fluxo mais dinâmico de aprendizado. Nos resultados mostraram que um game eletrônico pode auxiliar na Educação Ambiental de crianças em idade escolar. Constatou-se um retorno positivo por parte dos envolvidos, em sua totalidade crianças, que viram no Lino um caminho lúdico, agradável e didático para construir conhecimento sobre Educação Ambiental. Assim, a ferramenta mostrou ser bem sucedida em a seus objetivos propostos, cumprindo assim com o seu propósito de ser uma ferramenta que contribua para expandir a discussão sobre a conscientização e atitude ambiental na sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Lino: game eletrônico para auxiliar na educação ambiental de crianças em idade escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Lino: electronic game to assist in environmental education for school-age children | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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