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dc.contributor.advisorBUCHERONI, Carlos Alberto-
dc.contributor.authorZANOTIM, Rafael Francisco-
dc.contributor.otherBATTISTI, Viviane Di-
dc.contributor.otherZOTTE JUNIOR, Laerte-
dc.date.accessioned2024-10-08T14:27:40Z-
dc.date.available2024-10-08T14:27:40Z-
dc.date.issued2015-06-30-
dc.identifier.citationZANOTIM, Rafael Francisco. Planejamento estratégico de marketing para uma microempresa de estética automobilística, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24711-
dc.description.abstractNo mundo globalizado e repleto de mudanças, os clientes estão cada vez mais exigentes e os concorrentes mais ágeis, o que instiga as empresas a preparar-se melhor, tanto na criação quanto a manter-se no mercado, e para que isso seja possível, é necessário planejar. Dados do SEBRAE (2013) relatam que um dos fatores que levam o fechamento precoce de empresas é a falta de planejamento prévio. Por causa disso, esta monografia tem como objetivo estudar o planejamento estratégico de marketing incorporado nas MPEs (micro e pequenas empresas) e elaborar um para a criação de uma ME (micro empresa), no setor de estética automobilística na cidade de Campinas – SP, que almeja iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2016. Será apresentado o PEM (Planejamento Estratégico de Marketing) e sua importância na gestão empresarial e o que isso implica nas MPEs que estão iniciando suas atividades. O estudo define planejamento, estratégia e marketing a fim de alinhar e executá-los. Os autores usados para melhor compreensão dos conceitos sobre o tema foram Oliveira (1998), Las Casas (2009), Silva et al. (2006), Kotler et al. (2010). Também foram feitas consultas no site do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e pesquisas contemporâneas.pt_BR
dc.description.abstractIn a globalized and changing world customers have been more and more demanding and competition has become more aggressive, which has made enterprises prepare well before they start operating so that they are able to stay in the market. In order to achieve this, good planning is required. Data from SEBRAE (2013) reveal that one of the main reasons a business closes its doors a short while after it enters the market is its lack of planning. That is why this paper is aimed at devising a strategic marketing plan for the creation of a MSB (micro and small business) in Car Detailing in the city of Campinas-SP, which is starting its activities in the first semester of 2016. Therefore, the SMP (Strategic Marketing Plan) and its importance in business management will be discussed, and also the influence it has on small businesses beginning its activities. This study defines planning, strategy and marketing so that their understanding is clear and can be executed well. For better understanding of the concepts of the theme, the following authors were read: Oliveira (1998), Las Casas (2009), Silva et al (2006), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2010), and online research was carried out on the sites of SEBRAE (Brazilian Micro and Small Business Support Service) and IBGE (The Brazilian Institute of Geography and Statistics), as well.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMercadospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico de marketing para uma microempresa de estética automobilísticapt_BR
dc.title.alternativeStrategic marketing planning for an automotive aesthetics micro-companypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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