Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24611
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPOMPEU, Silma Carneiro-
dc.contributor.authorLOPES, Aline Aparecida Vieira-
dc.contributor.otherGIUSTI, Wylds Carlos-
dc.contributor.otherFIIRST, Maria Aparecida Bértoli-
dc.date.accessioned2024-10-03T17:57:00Z-
dc.date.available2024-10-03T17:57:00Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.citationLOPES, Aline Aparecida Vieira. A percepção do tecnólogo em comércio exterior em relação ao mercado vegano como oportunidade de internacionalização, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24611-
dc.description.abstractCom o aumento de adeptos ao estilo de vida vegano e a crescente preocupação da sociedade com a sustentabilidade ecológica e econômica, empresas podem se beneficiar aderindo a um mercado de produtos que visem a conservação do ambiente natural e da vida dos animais (explorados e abatidos para consumo); além da possibilidade de lançar novos produtos no mercado e da oportunidade de expansão no mercado externo. Este trabalho se propõe a estudar a percepção do tecnólogo do curso de Tecnologia em Comércio Exterior da FATEC Indaiatuba, em relação ao mercado vegano como oportunidade de internacionalização, visto que este segmento tem se destacado em diversos países. O estudo também pretende sensibilizar os futuros profissionais da área em relação a esse mercado, pois tem por hipótese que os estudantes não percebem esse mercado. Como objetivos secundários busca descrever alguns passos fundamentais no processo de internacionalização de empresas brasileiras através da exportação de produtos veganos e identificar as oportunidades envolvidas neste mercado. Elegeu-se a pesquisa exploratória-descritiva; bibliográfica e documental; e o levantamento através de questionário semiestruturado para a análise quanti-qualitativa com uso de software específico em análise de conteúdo MAXQDA12. O estudo permitiu a comprovação da hipótese de que os tecnólogos não percebem o mercado vegano como oportunidade de internacionalização.pt_BR
dc.description.abstractWith the growing number of adepts to the vegan lifestyle and society's growing concern with ecological and economic sustainability, companies can benefit by joining a market for products that aim to conserve the natural environment and the lives of animals explored and slaughtered for consumption; besides the possibility of launching new products in the market and the opportunity of expansion in the foreign market. This work is proposed to study the perception of the technologist of the Foreign Trade Technology course of FATEC Indaiatuba, in relation to the vegan market as an opportunity for internationalization, since this segment has been outstanding in several countries. The study also aims to sensitize future professionals in the area in relation to this market because it is hypothesized that students do not perceive this market. As secondary objectives, it seeks to describe some fundamental steps in the process of internationalization of Brazilian companies, through the export of vegan products and to identify the opportunities involved in this market. The exploratory-descriptive research was chosen; Bibliographical and documentary; and the survey by semi- structured questionnaire for the quantitative-qualitative analysis with the use of a specific software in content analysis MAXQDA12. The study allowed the hypothesis that technologists don’t perceive the vegan market as an opportunity for internationalization.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subjectVeganismopt_BR
dc.subjectComércio exteriorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA percepção do tecnólogo em comércio exterior em relação ao mercado vegano como oportunidade de internacionalizaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe perception of foreign trade technologists in relation to the vegan market as an opportunity for internationalizationpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE A. V. LOPES.pdf
  Restricted Access
2 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.