Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24608
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCALDAS, Leila Ribeiro de-
dc.contributor.authorSILVA, Aline Sousa-
dc.contributor.otherBRASILEIRO, Yara Brito-
dc.contributor.otherSILVA, Benedito Carlos Florêncio-
dc.date.accessioned2024-10-03T17:47:01Z-
dc.date.available2024-10-03T17:47:01Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Sousa. Clima organizacional: uma pesquisa sobre o índice de satisfação dos funcionários e seu impacto no serviço prestado, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24608-
dc.description.abstractHoje em dia, as organizações tendem a se adaptar aos constantes avanços e mudanças no mercado. Essas mudanças acabam tornando necessário um estudo de comportamentos e ações que são realizadas pelos indivíduos que fazem parte da organização e também sobre a cultura e modos que predominam na empresa, visto que todos esses aspectos podem influenciar de forma positiva ou negativa o clima organizacional e, consequentemente, os serviços prestados. Esses estudos possibilitam que a empresa tome medidas a fim de melhorar o ambiente de trabalho e o clima entre os colaboradores. Para esta análise, foi utilizada uma empresa do setor de serviços para pets localizada no município de Paulínia, no interior do estado de São Paulo. Este trabalho teve por objetivo pesquisar e analisar o clima interno da empresa, identificar os possíveis problemas que ocorrem no ambiente de trabalho, principalmente aqueles que afetam a satisfação dos colaboradores, e suas possíveis causas e seu impacto na percepção que os clientes têm acerca do serviço prestado. Na metodologia, foram utilizados referenciais teóricos como suporte e um estudo de caso qualitativo exploratório, por meio de visitas na empresa em questão, entrevistas com os responsáveis e questionários para os funcionários e clientes, com o intuito de obter dados pertinentes ao trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviçospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleClima organizacional: uma pesquisa sobre o índice de satisfação dos funcionários e seu impacto no serviço prestadopt_BR
dc.title.alternativeOrganizational climate: a survey on the employee satisfaction index and its impact on the service providedpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE SOUSA SILVA.pdf
  Restricted Access
1.46 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.