Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24555
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCOSTA, Marcelo Carvalho-
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Spencer-
dc.contributor.otherLEANDRO, Cláudio Roberto-
dc.contributor.otherBERTAGNOLI, Eugênio Tadeu-
dc.date.accessioned2024-10-01T18:21:20Z-
dc.date.available2024-10-01T18:21:20Z-
dc.date.issued2016-06-22-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Spencer. Lean Thinking vs. Teorias Clássicas - A adoção da mentalidade enxuta como estratégia de ganho de desempenho em uma microempresa varejista, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24555-
dc.description.abstractEm um cenário econômico onde o acesso aos recursos é cada vez mais difícil e, por outro lado, o mercado consumidor está cada vez mais preparado e exigente pela facilidade de acesso à informação e novas tecnologias, é cada vez mais imperioso para as organizações modernas estarem atentas às evoluções internas e externas de seus segmentos de atuação. As empresas que buscam sobreviver e prosperar no atual cenário devem ser, cada vez mais, capazes de gerir suas operações de forma otimizada e, ainda assim, entregar ao cliente o que ele quer, na hora que ele quer e pelo preço que ele acha justo. Esses são os princípios da cultura do Lean Thinking ou Mentalidade Enxuta, uma metodologia gerencial surgida da disseminação dos conceitos consagrados pelo Sistema Toyota de Produção. Porém, o Sistema Toyota de Produção sempre teve sua aplicação associada às grandes empresas e sistemas de produção de alto volume. Este trabalho vislumbra demonstrar a aplicabilidade da Mentalidade Enxuta em uma microempresa pelo método de estudo de caso apoiado em pesquisas quantitativas de satisfação de clientes, mapeamento de processos e observações embasadas em revisão literária sobre o tema. Após a análise dos resultados por comparação direta entre os cenários anterior e posterior à implantação das melhorias, os resultados demonstraram que houve incremento efetivo da nos indicadores de desempenho analisados e na percepção de valor por parte dos clientes, demonstrando a viabilidade da adoção dos conceitos de Mentalidade Enxuta como estratégia de ganho de competitividade mesmo em uma microempresa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectAnálise de desempenhopt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleLean Thinking vs. Teorias Clássicas - A adoção da mentalidade enxuta como estratégia de ganho de desempenho em uma microempresa varejistapt_BR
dc.title.alternativeLean Thinking vs. Classic Theories - The adoption of lean mentality as a strategy to gain performance in a retail micro-companypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Spencer Figueiredo.pdf
  Restricted Access
1.98 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.