Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24367
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSORROCE, Danilo Sergio-
dc.contributor.authorLEAL, Massami Garcia-
dc.contributor.otherLISBOA, Maria Fernanda Grosso-
dc.contributor.otherALMEIDA, Pedro de-
dc.date.accessioned2024-09-27T17:39:52Z-
dc.date.available2024-09-27T17:39:52Z-
dc.date.issued2016-06-22-
dc.identifier.citationLEAL, Massami Garcia. O franchising como estratégia de expansão internacional para empresas brasileiras. Estudo de caso, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24367-
dc.description.abstractDiante do advento da globalização e do atual cenário mercadológico mundial, a internacionalização se tornou um processo necessário para as empresas que buscam evoluir e se manter competitivas a nível global. Neste contexto, o presente estudo referenciará o franchising como uma estratégia de expansão viável para empresas brasileiras, por conta das facilidades apresentadas pelo sistema, e pela atual importância que o mesmo detém na economia do país. Para demonstrar tal viabilidade, a metodologia compreenderá bibliografias e dados de autores e instituições conceituadas no ramo de franquias e ao último capítulo um estudo de caso sobre a X, uma empresa originalmente brasileira que opera atualmente com o sistema de franchising dentro e fora do país. Foi encaminhado a Rizzo Frachising, empresa responsável pela expansão internacional da X, um questionário qualitativo de respostas abertas com o intuito de obter um maior entendimento sobre a utilização do sistema de franchising como estratégia de expansão internacional, bem como os benefícios e desafios do mesmo. Com base na análise do questionário conclui-se que o franchising é um excelente modelo de internacionalização para empresas que buscam agilidade na expansão da marca e risco financeiro moderado e o principal desafio no desenvolvimento do franchising no exterior é a legislação do país hospedeiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subjectComércio exteriorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO franchising como estratégia de expansão internacional para empresas brasileiras. Estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeFranchising as an international expansion strategy for Brazilian companies. Case studypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Massami Garcia Leal.pdf
  Restricted Access
1.07 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.