Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24219
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDIEHL, Joclenes Emilio-
dc.contributor.authorBARBOSA, Fabiana de Fátima-
dc.contributor.otherCARVALHO, Luciana de-
dc.contributor.otherSANTOS, Alan de Sousa-
dc.date.accessioned2024-09-24T17:34:47Z-
dc.date.available2024-09-24T17:34:47Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationBARBOSA, Fabiana de Fátima. Brasil e Índia: os desafios originados das diferenças culturais nas relações comerciais, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24219-
dc.description.abstractApós o início da globalização, muitas empresas enxergaram na internacionalização uma forma de ampliar negócios e, consequentemente, se desenvolver. Por decorrência disso, passou-se a discutir a relevância de conhecer a cultura nacional dos mercados estrangeiros que se tencionasse manter relações, para entender o impacto das diferenças culturais no ambiente de trabalho e obter sucesso nos negócios e comercializações. Essas discussões se intensificam quando os países em questão são dotados de uma cultura com traços facilmente identificados e estigmatizados, como Brasil e Índia. Neste caso, os países não poderiam ser mais diferentes em relação aos seus costumes, hábitos, crenças e valores; e, tentar negociar com um deles, sem conhecer sua cultura, pode ser fatal aos negócios. Por esta razão, a presente pesquisa objetiva responder quais são os principais desafios originados da diferença cultural entre Brasil e Índia e como eles podem interferir nos processos de uma negociação, transação comercial ou mesmo na convivência de colaboradores brasileiros e indianos. Este trabalho de graduação também objetivou trazer um comparativo de algumas das características demográficas, sociais e culturais entre ambos os países. Para a elaboração deste, além de uma pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas com brasileiros que possuem experiência com profissionais indianos. A pesquisa qualitativa foi adotada como método de análise e tratativa de dados, os quais apontaram que o Brasil e a Índia possuem muitas diferenças culturais e sociais, porém, com o devido conhecimento, torna-se possível conquistar resultados positivos no convívio entre ambos.pt_BR
dc.description.abstractSince globalization has began, many companies identified internationalization as a way to grow and develop their business. As a consequence of this, the importance of knowing the national culture of foreign markets that were intended to maintain comercial relations, to understand the impact of cultural differences in the trade environment and to obtain success in the businesses and commercializations was discussed. These discussions intensify when the countries in question are endowed with a culture with easily identified and stigmatized traits, such as Brazil and India. In this case, countries could not be more different in relation to their behaviors, habits, beliefs and values; and trying to negotiate with one of them without knowing their culture can be fatal to business. For this reason, the present research aims to answer the main challenges arising from the cultural difference between Brazil and India and how they can impact in the processes of a negotiation, commercial transaction or even in the coexistence of Brazilian and Indian collaborators. This graduation work also aimed to bring a comparative of some of the demographic, social and cultural characteristics between both countries. For the development of this, in addition to a bibliographical research, interviews were conducted with Brazilians who have experience with Indian professionals. Qualitative research was adopted as a method of analysis and data treatment, which pointed out that Brazil and India have many cultural and social differences, however, with the needed knowledge, it is possible to achieve positive results in working togetherpt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleBrasil e Índia: os desafios originados das diferenças culturais nas relações comerciaispt_BR
dc.title.alternativeBrazil and India: challenges arising from cultural differences in commercial relationspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA DE FÁTIMA BARBOSA.pdf
  Restricted Access
1.45 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.