Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24196
Title: Análise do perfil do aluno de cursos superiores de tecnologia: estudo realizado na Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho
Other Titles: Analysis of the student profile of higher technology courses: study carried out at the Sertãozinho Faculty of Technology
Authors: MARIA, Ana Paula
MAGALHÃES, Cristiane Fernanda
Advisor: FERREIRA, Valeria Aparecida Martins
type of document: Monografia
Keywords: Administração;Tecnologia;Estatística
Issue Date: 2018
Publisher: 176
Citation: MARIA, Ana Paula; MAGALHÃES, Cristiane Fernanda. Análise do perfil do aluno de cursos superiores de tecnologia: estudo realizado na Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho. 2018. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2018.
Abstract: O objetivo desse trabalho é estudar o perfil dos alunos da Fatec Sertãozinho e seu grau de satisfação com relação à faculdade. A Fatec é uma instituição que oferece cursos de nível superior em tecnologia e é administrada pelo Centro Paula Souza, que é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). A metodologia utilizada compreendeu os seguintes métodos de pesquisa: na primeira fase, utilizou-se a revisão bibliográfica em livros, artigos e sites com o propósito de ampliar o conhecimento sobre os cursos superiores de tecnologia, CSTs, e revisar conceitos estatísticos e suas ferramentas aplicadas na organização e interpretação de dados; na segunda fase, realizou-se uma pesquisa de campo para obter informações sobre o perfil dos alunos e a satisfação dos mesmos com a instituição; na terceira fase, foi feita a organização e análise dos dados coletados; os resultados obtidos indicaram que a maioria dos alunos da faculdade são do sexo masculino, solteiros, na faixa etária de 17 a 30 anos, ganham até cinco salários mínimos, são provenientes da própria cidade em que se localiza a faculdade e apresentam um alto grau de satisfação com o corpo docente e a qualidade de ensino oferecido; pode-se concluir que as informações obtidas podem ser utilizadas de maneira a contribuir para planejamentos futuros da faculdade.
The objective of this paper is to study the students' profile of Fatec Sertãozinho and their degree of satisfaction with regard to the college. Fatec is an institution that offers higher level courses in technology and is administered by the Paula Souza Center, which is an autarchy of the State Government of São Paulo linked to the Secretariat of Economic Development, Science, Technology and Innovation. The methodology used included the following research methods: in the first phase, the bibliographical review was used in books, articles and websites with the purpose of increasing the knowledge about the Technological Courses, and to review statistical concepts and their tools applied in the organization and interpretation of data; in the second phase, a field survey was carried out in order to obtain information about the students' profile and their satisfaction with the institution; in the third phase, the data collected was organized and analyzed; the results indicate that the majority of the college students are male, unmarried, in the age group of 17 to 31 years old, earn up to five minimum wages, come from the city where the college is located and present a high degree of satisfaction with the faculty and the quality of the teaching offered; it can be concluded that the information obtained can be used in a way that contributes to the future planning of the college.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24196
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2018_ana_paula_maria_analise_do_perfil_do_aluno.pdf
  Restricted Access
12.41 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.