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dc.contributor.advisorTomazela, Maria das Graças Junqueira Machado-
dc.contributor.authorSANTOS JÚNIOR, Jair José dos-
dc.contributor.otherSOUZA, Carlos César Farias de-
dc.contributor.otherBERTELLI, Russell Alexandre Bega-
dc.date.accessioned2024-09-23T15:41:28Z-
dc.date.available2024-09-23T15:41:28Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Jair José dos. HelpID: Aplicativo para solicitação de serviços públicos, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24087-
dc.description.abstractAjudar a solucionar problemas dentro de sua comunidade é caracterizado como um exercício de cidadania, que demonstra o interesse de uma pessoa não só em melhorar o meio em que ela vive, mas melhorar esse meio para que outras pessoas possam viver melhor. A falta de um canal que facilite a comunicação entre população e poder público pode ser o gargalo que o cidadão encontra para ser mais participativo dentro de sua comunidade. Assim, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um aplicativo para smartfone com o propósito de servir como meio de comunicação entre a população do município de Indaiatuba e o Poder Público, permitindo os registros de problemas e ocorrências relacionadas aos bens públicos. Na fundamentação teórica foram apresentados os conceitos que sustentam este trabalho: Sistemas Colaborativos, Gestão Pública e Cidadania. Além disso, foram apresentados trabalhos técnicos e/ou científicos que desenvolveram aplicativos e softwares relacionados à esta pesquisa. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa experimental, na qual foram determinadas e analisadas 4 variáveis de pesquisa: Simplicidade da Interface, Usabilidade da Interface, Navegabilidade do aplicativo e Objetividade do aplicativo. O aplicativo foi implementado e avaliado por um grupo de 48 pessoas por meio de um questionário. Nesse questionário, 89,6% dos usuários avaliaram o software como Bom ou Excelente. Assim, o aplicativo se mostrou uma ferramenta eficiente, que contribui facilitando a comunicação entre comunidade e poder público, permitindo maior interação entre ambos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleHelpID: Aplicativo para solicitação de serviços públicospt_BR
dc.title.alternativeHelpID: Application for requesting public servicespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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