Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24072
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSCHIAVON, Luís Carlos de Marino-
dc.contributor.authorRODRIGUE, Giovanni Mozart-
dc.contributor.authorBORGUETE, Sergio De Angeli-
dc.date.accessioned2024-09-20T19:42:11Z-
dc.date.available2024-09-20T19:42:11Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Giovanni Mozart; BORGUETE, Sergio De Angeli. Plano de negócio: centro automotivo dois amigos. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24072-
dc.description.abstractPossuir um veículo automotor, nos dias de hoje, passou a ser uma prioridade, uma necessidade, e não mais uma forma de demonstrar status social. Além disto, percebe-se uma grande dependência das pessoas nos veículos, para realização das tarefas do dia-a-dia, decorrente das comodidades que os veículos oferecem. Com as facilidades de financiamento existentes atualmente, esta necessidade tornou-se viável, gerando aumento do número de veículos em circulação nas cidades. Porém, a má conservação das vias de tráfego e o trânsito intenso nos horários de pico, exigem bastante da suspensão, câmbio, motor e sistema de freios dos veículos, gerando frequentes danos, que necessitam de empresas capacitadas, para realizar serviços de manutenção. Campanhas visando a segurança no trânsito, ajudam na conscientização dos proprietários em manterem sempre seus veículos em bom estado de conservação. Desta forma, percebe-se uma oportunidade de negócio, voltada para serviços de manutenção e conservação de automóveis, conhecidos como auto center ou centro automotivo. Neste contexto, tem-se como objetivo desenvolver um plano de negócio para empreender em um centro automotivo especializado em veículos de passeio, caminhonetes e utilitários de pequeno porte. Os serviços oferecidos pelo centro automotivo englobam manutenções preventivas e corretivas no motor, suspensão, sistema de freios, câmbio, além de venda e troca de pneus e serviços de borracharia. O empreendimento atenderá o público em geral e empresas que utilizam veículos leves em suas atividades e será localizado em Araraquara, em uma via de acesso à cidade, de grande fluxo de veículos, nas proximidades de bairros populosos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher288pt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectEmpresas privadaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titlePlano de negócio: centro automotivo dois amigospt_BR
dc.title.alternativeBusiness plan: two friends automotive centerpt_BR
dc.typePlano de Negóciospt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaocomercial_2020_01_giovannimozartrodrigues _ Planodenegóciocentroautomotivo.pdf
  Restricted Access
1.69 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.