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dc.contributor.advisorRODRIGUES, Talita Annunciato-
dc.contributor.authorSANTOS, Natália Aparecida dos-
dc.contributor.otherPOMPEU, Silma Carneiro-
dc.contributor.otherESTRIOLI, Luan Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-09-13T18:19:27Z-
dc.date.available2024-09-13T18:19:27Z-
dc.date.issued2018-07-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Natália Aparecida dos. A influência dos ambientes de marketing sobre o processo de internacionalização de empresas brasileiras, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23774-
dc.description.abstractA internacionalização de empresas é um processo cada vez mais presente no cotidiano das em-presas em todo o mundo. Diversos exemplos mostram como essa estratégia é importante para o crescimento e desenvolvimento das organizações, sem restrições quanto ao porte ou ramo de atividade. Com a competitividade evidente do universo empresarial, restringir-se às fronteiras domésticas deixou de ser uma opção. O marketing, por sua vez, revela-se constantemente como importante área de estudo, obtendo uma abrangência cada vez maior. Quando associado à prá-tica de internacionalização, torna-se elemento chave que pode determinar o sucesso ou o fra-casso da operação. É fundamental, portanto, que as organizações compreendam a necessidade de expandirem suas operações para novos mercados, e de como os estudos de marketing são indispensáveis para tal expansão. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo apontar a influência da análise dos ambientes de marketing sobre o processo de internacionalização de empresas em geral e como as empresas brasileiras que realizam transações no exterior lidam com tal influência. Para tanto, foi utilizada pesquisa bibliográfica, com fonte em livros e artigos, e levantamento de estatísticas, com caráter de pesquisa exploratória e utilização do método dedutivo. A fim de comprovar ou refutar as hipóteses aqui levantadas, foi realizada a análise de dois casos de empresas brasileiras que se internacionalizaram. Assim, buscou-se atestar a alta relevância do estudo dos ambientes de marketing para o sucesso do processo de internacionalização e chamar a atenção das empresas para tal prática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectEstratégia organizacionalpt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA influência dos ambientes de marketing sobre o processo de internacionalização de empresas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeThe influence of marketing environments on the internationalization process of Brazilian companiespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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