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dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Moacir José-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Andressa de Sousa-
dc.contributor.otherCANTARELLI JUNIOR, João-
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Angela Trimer de-
dc.date.accessioned2024-09-13T15:59:08Z-
dc.date.available2024-09-13T15:59:08Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Andressa de Sousa. Internacionalização das micro e pequenas empresas de Indaiatuba, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23744-
dc.description.abstractO comércio internacional sempre foi essencial para as nações, ainda mais com a globalização que intensifica a interdependência entre os países e aumenta a competitividade do mercado, diante disso, muitas empresas buscam o mercado externo, principalmente através das exportações, seja por questões favoráveis do mercado interno ou externo, que impulsiona as empresas procuraram o crescimento contínuo, ou por aspectos desfavoráveis do mercado interno que motivam as empresas buscarem as exportações como uma solução, porém elas se deparam com muitos desafios. Existem diversas formas de internacionalização, cada forma determinará o envolvimento passivo ou ativo da empresa na exportação e a escolha mais adequada pode ser uma grande estratégia, principalmente para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que contam com diversas características organizacionais que acentuam os desafios, portanto o objetivo dessa pesquisa é apontar as principais formas de internacionalização para as MPEs, já que elas são extremamente importantes para economia, contribuem significativamente na geração de empregos e renda, além disso, suas exportações estão crescendo desde 2013. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, tendo como delineamento a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, com uma análise quantitativa e qualitativa. Foi aplicado um questionário envolvendo 13 MPEs de Indaiatuba que tiveram experiência com a exportação nos últimos quatros anos. Constatou-se que, em geral, as MPEs utilizam as modalidades mais adequadas, a exportação direta e indireta, porém não realizaram pesquisas para escolher a melhor forma de exportação e não possuem conhecimentos aprofundados referentes às formas de acesso ao mercado externo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleInternacionalização das micro e pequenas empresas de Indaiatubapt_BR
dc.title.alternativeInternationalization of micro and small companies in Indaiatubapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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