Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23716
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorASSIS, Marcos Venicio Braz de-
dc.contributor.authorPORCATTI, Marina Cristina-
dc.date.accessioned2024-09-13T14:02:37Z-
dc.date.available2024-09-13T14:02:37Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.citationPORCATTI, Marina Cristina. Estudo de viabilidade econômica de empresas de franquias. Orientador: Marcos Venicio Braz de Assis. 2023. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, SP, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23716-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo principal compreender o mercado de franquias. Por meio de um estudo de múltiplos casos realizados em duas empresas de segmentos diferentes, buscamos realizar uma análise financeira para compreender a viabilidade desses negócios. Procuramos entender também as vantagens e desvantagens comparadas a outros modelos de negócio. Foi conduzido um estudo de viabilidade econômica de franquias em um determinado setor de mercado, adotando uma abordagem geral do negócio. Dados secundários foram analisados para fornecer informações sobre o mercado, concorrência e práticas de negócios no setor escolhido. Antes de investir em uma franquia, é importante realizar uma pesquisa de mercado detalhada para avaliar a demanda por produtos. Neste caso, foi realizado um levantamento de dados em relação ao segmento em que as empresas objeto desta pesquisa atuam, com análise da concorrência, perfil do consumidor, entre outros fatores relevantes. Isso auxiliou na compreensão do potencial das marcas dessas empresas no mercado em que atuam.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed primarily to understand the franchise market. Through a multiplecase study conducted in two companies from different sectors, we sought to perform a financial analysis to comprehend the viability of these businesses. We also aimed to understand the advantages and disadvantages compared to other business models. An economic feasibility study of franchises was conducted in a specific market sector, adopting a general approach to the business. Secondary data were analyzed to provide information about the market, competition, and business practices in the chosen sector. Before investing in a franchise, conducting a detailed market research to assess the demand for products is crucial. In this case, a data survey was conducted regarding the segment in which the companies under investigation operate, including an analysis of competition, consumer profile, among other relevant factors. This assisted in understanding the potential of these companies' brands in the market where they operate.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher182pt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.subjectFranquiapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade econômica de empresas de franquiaspt_BR
dc.title.alternativeEconomic feasibility study of franchise companiespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestão_empresarial_2023_2_marina_cristina_procatti_estudo_de_viabilidade_econômica_de_empresas_de_franquias.pdf
  Restricted Access
853.33 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.