Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23624
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAYUB, Sandra Regina Chalela-
dc.contributor.authorCORREA, Dhelissara Tamires-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, João Vitor de-
dc.date.accessioned2024-09-12T16:56:55Z-
dc.date.available2024-09-12T16:56:55Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.citationCORREA, Dhelissara Tamires; OLIVEIRA, João Vitor de. A qualidade de vida no setor de vendas de uma empresa de acessórios e assistência técnica de celulares da região de Catanduva-SP. Orientadora: Sandra Regina Chalela Ayub . 2023. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, SP, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23624-
dc.description.abstractA Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um conceito que se refere às práticas e condições que buscam melhorar o bem-estar e a satisfação dos colaboradores no ambiente profissional. Essa abordagem visa não apenas às questões profissionais, mas também o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A QVT engloba ambientes de trabalho seguros e saudáveis, promovendo o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários. A busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, bem como oferta de benefícios e incentivos, são características fundamentais. A criação de ambientes físicos agradáveis e a promoção de uma cultura organizacional positiva são menos centrais da QVT. O envolvimento dos colaboradores nas decisões e a comunicação transparente são fatores que contribuem para uma atmosfera de trabalho mais saudável. A importância da Qualidade de Vida no Trabalho é fundamental para promover ambientes laborais saudáveis e sustentáveis. Ao priorizar o bem-estar dos colaboradores, a QVT contribui significativamente para o aumento da satisfação e a produtividade no trabalho. Essa abordagem não apenas atua na melhoria das condições físicas, mas também reconhece a relevância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Colaboradores satisfeitos e motivados tendem a ser mais comprometidos e engajados nas atividades laborais, resultando em uma força de trabalho mais eficiente. Assim o objetivo deste trabalho foi verificar a QVT em trabalhadores de uma empresa de acessórios e assistência técnica de celulares da região de Catanduva – SP. Para tanto o método de pesquisa utilizado foi exploratória, descritiva com pesquisa de campo utilizando questionários, em que foram feitas perguntas dos ramos profissional, psicológico e de saúde. Foram apuradas as respostas e a média geral da empresa foi de 63,80¨%, de acordo com a tabela de classificação do questionário QWLQ-78 a Qualidade de Vida dos colaboradores da empresa é classificada como satisfatória. Sendo assim, foi possível identificar que a empresa é bem-vista no olhar dos funcionários, porém, os quatro domínios que foram análisados no estudo sendo eles o físico/saúde, psicológico, pessoal e profissional precisam de maior atenção da organização.pt_BR
dc.description.abstractQuality of Life at Work (QWL) is a concept that refers to practices and conditions that seek to improve the well-being and satisfaction of employees in the professional environment. This approach aims not only at professional issues, but also at balancing personal and professional life. QVT encompasses safe and healthy work environments, promoting the professional and personal development of employees. The search for balance between personal and professional life, as well as offering benefits and incentives, are fundamental characteristics. Creating pleasant physical environments and promoting a positive organizational culture are less central to QWL. Employee involvement in decisions and transparent communication are factors that contribute to a healthier work atmosphere. The importance of Quality of Life at Work is fundamental to promoting healthy and sustainable working environments. By prioritizing the well-being of employees, QWL contributes significantly to increasing satisfaction and productivity at work. This approach not only works to improve physical conditions, but also recognizes the relevance of work-life balance. Satisfied and motivated employees tend to be more committed and engaged in work activities, resulting in a more efficient workforce. Thus, the objective of this work was to verify the QWL in workers from a cell phone accessories and technical assistance company in the region of Catanduva – SP. To this end, the research method used was exploratory, descriptive with field research using questionnaires, in which questions were asked from the professional, psychological and health sectors. The answers were verified and the company's overall average was 63.80%. According to the classification table of the QWLQ-78 questionnaire, the Quality of Life of the company's employees is classified as satisfactory. Therefore, it was possible to identify that the company is well regarded in the eyes of employees, however, the four domains that were analyzed in the study, namely physical/health, psychological, personal and professional, need greater attention from the organization.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher182pt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA qualidade de vida no setor de vendas de uma empresa de acessórios e assistência técnica de celulares da região de Catanduva-SPpt_BR
dc.title.alternativeQuality of life in the sales sector of a cell phone accessories and technical assistance company in the Catanduva-SP regionpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.