Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23543
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFRANCESCATO, Margarete Galzerano-
dc.contributor.authorSILVA, Gabriella Lunai Rodrigues-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Laíza Afonso de-
dc.contributor.authorVENDRAMINI, Letícia Karoline-
dc.contributor.otherSCHERRER, Milena Donatti-
dc.contributor.otherRAMOS, Danyele-
dc.contributor.otherCURI, Jacqueline Duarte do Páteo-
dc.date.accessioned2024-09-11T17:12:06Z-
dc.date.available2024-09-11T17:12:06Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriella Lunai Rodrigues; OLIVEIRA, Laíza Afonso de; VENDRAMINI, Letícia Karoline. Utilização de atividades lúdicas para avaliação do conhecimento e educação sobre alimentação saudável de estudantes de uma escola pública em Limeira-SP. 2023. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Nutrição e Dietética). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Escola Técnica Estadual - ETEC Trajano Camargo, Limeira.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23543-
dc.description.abstractDesde a infância necessitamos de cuidados com o nosso consumo alimentar para que ele seja adequado, e que as preferências sejam por alternativas saudáveis e não por escolhas inadequadas. A primeira fase da vida é um período crítico em relação a alimentação e é considerada muito importante em relação a prevenção das doenças, do excesso de peso, da carência de nutrientes e da promoção da saúde e da vida. O consumo de alimentos processados e ultraprocessados por crianças vem crescendo muito ao longo dos últimos anos. Na escola é o espaço ideal para a realização da Educação Alimentar Nutricional, visto que as crianças são as melhores oportunidades de realizarem ações positivas e eficientes. Depois de diversas pesquisas e conversas em relação ao tema, ficou decidido que o melhor seria dar continuidade ao projeto “Proposta de Educação Nutricional Durante a Primeira Infância em Escola Pública na Cidade de Limeira – SP”, que foi idealizado e executado por um grupo de alunas do 3 ETIM de Nutrição e Dietética, do ano de 2022. Durante o desenvolvimento, foram encontradas dificuldades em relação a algumas dinâmicas que seriam abordadas, e se teriam uma boa aceitação por parte das crianças. Mas elas lembravam do projeto anterior e entenderam a importância de ter uma alimentação saudável desde a infância, dentro e fora do ambiente escolar. Portanto estudar sobre esse assunto, aplicar ele no dia a dia das crianças é muito importante para que elas se desenvolvam de forma saudável e não tenham futuros problemas de saúde.pt_BR
dc.description.abstractSince childhood, we need to take care of our appropriate food consumption, and that preferences are for healthy alternatives and not inappropriate choices. The first phase of life is a critical period of nutrition, which is considered very important for prevention of diseases, excess weight, lack of nutrients, and the promotion of health and life. Consumption of processed and ultra-processed food by children has grown significantly over recent years. School is the ideal space for carrying out Nutritional Food Education, as children have the best opportunities to develop positive and efficient actions. After several types of research regarding the topic, the group decided that the best thing would be to keep on the project "Proposal for Nutritional Education During Early Childhood" in a Public School in Limeira (SP) which was designed and executed by a group of students of the 3rd ETIM of Nutrition and Dietetics, from the year 2022. During this project, some difficulties appeared about how to aplly it, and whether children would accept well. However, as we chose to apply to the same group, they remembered the previous project, and they soon understood the importance of having a healthy diet from childhood, inside and outside the school environment. Therefore, studying this subject and applying it to children's daily lives is very important, and also they will develop healthy habits and not have future health problems.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Nutrição e Dietéticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher104pt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleUtilização de atividades lúdicas para a avaliação do conhecimento e educação sobre alimentação saudável de estudantes de uma escola pública em Limeira-SPpt_BR
dc.title.alternativeUse of recreational activities to assess knowledge and education about healthy eating among students at a public school in Limeira-SPpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Educação Alimentar IAtividades Lúdicas - Margarete.pdf553.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.