Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/234
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorABREU, Gustavo Carvalho Gomes dept.br
dc.contributor.authorFARIA, Raphael Bionde
dc.contributor.otherVENTURA, Acácia de Fátima
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Diógenes Pissinati de
dc.date.accessioned2017-05-12T14:41:09Z
dc.date.available2017-05-12T14:41:09Z
dc.date.issued2016-12
dc.identifier.citationFARIA, Raphael Bionde. O uso de esteriótipo como ferramenta para a criação de personagens em jogos digitais, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/234
dc.description.abstractUsualmente considerado como algo negativo, os estereótipos podem ser compreendidos como modelos que na área de jogos digitais, podem influenciar o processo de criação de personagens. Compreendendo esse cenário, esse trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de estereótipos enquanto ferramenta de criação de personagens em jogos digitais. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo que teve 39 participantes que responderam um questionário que investigava a compreensão sobre estereótipo e as principais características atribuídas a um guerreiro bárbaro, tipo de personagem escolhido como referência. Os resultados indicaram que a maior parte dos participantes compreendia estereótipo como modelo ou padrão e ao enunciar as características de um guerreiro bárbaro trouxeram concepções semelhantes a personagens já existentes, o que contribuiu para a criação de um personagem clichê. Assim, destaca-se que o uso de estereótipos pode ser útil na criação do personagem, se tomado no momento inicial de elaboração, como ponto de partida para o projetopt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Jogos Digitaispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectNarrativa em jogos eletrônicospt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicação
dc.titleO uso de esteriótipo como ferramenta para a criação de personagens em jogos digitaispt_BR
dc.title.alternativeThe use of stereotypes as a tool for the creation of characters in digital gamespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20162S_FARIARaphaelBionde_OD0064.pdf11.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.